X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Advogados atendem de graça e pela internet

| 17/06/2020 16:13 h | Atualizado em 17/06/2020, 16:41

Professor Halley Mendes  supervisiona os atendimentos em Direito Penal no Núcleo de Prática Jurídica da Faesa
Professor Halley Mendes supervisiona os atendimentos em Direito Penal no Núcleo de Prática Jurídica da Faesa |  Foto: Fabio Nunes/AT

A pandemia do novo coronavírus e a necessidade de isolamento social fizeram alguns dos serviços disponíveis à população serem suspensos. Como alternativa, a internet tem sido a solução para que esses atendimentos possam ser realizados.

Foi pensando nisso que advogados e faculdades, por meio de professores e alunos do curso de Direito, estão oferecendo atendimento, gratuito e online, para resolver casos como de família, dívidas, entre outros.

Para quem precisa de auxílio, o Sindicato dos Advogados do Estado está atendendo por e-mail. “Atendemos qualquer área e encaminhamos conforme a necessidade”, explicou Rodolfo Gomes, diretor-tesoureiro do sindicato.

Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Pio XII, o advogado Gilvan Morandi explicou que os atendimentos para a população têm ocorrido por meio de WhatsApp e, em média, de 30 a 40 pessoas são atendidas por dia.

“As maiores dúvidas estão relacionadas à guarda dos filhos, pagamento de pensão, contratos de locação de aluguel e dívidas como de cartão de crédito e financiamento.”

A Faesa também tem um Núcleo de Prática Jurídica, onde o professor Halley Mendes supervisiona os atendimentos em Direito Penal. De acordo com Flávio Barroca, coordenador do núcleo, há 60 vagas gratuitas, por semana, abertas ao público.

“As consultas são feitas por videoconferência entre o solicitante e os alunos de Direito, com a supervisão de professores advogados. Atendemos todas as áreas: Civil, Trabalhista e Criminal, em dias variados”.

Já na Unesc Serra e Colatina, clientes já existentes têm sido atendidos ou orientados por meio de WhatsApp, e-mails e ligações telefônicas, informou o coordenador do curso de Direito da Unesc Colatina, Alfredo Lampier Junior.

Praticidade

O consultor de vendas Lucas Salles, 25, precisou de um atendimento jurídico
O consultor de vendas Lucas Salles, 25, precisou de um atendimento jurídico |  Foto: Reprodução/Acervo Pessoal
O consultor de vendas Lucas Salles, 25, precisou de um atendimento jurídico e foi atendido pelo Núcleo de Prática Jurídica da Faesa.

“Estava buscando auxílio e atendimento em Direito Civil e encontrei o núcleo da faculdade”, afirmou.

Lucas disse ainda que, para este momento de isolamento, a medida o deixou mais seguro. “Fui atendido de forma prática mesmo com todo isolamento e distanciamento social que estamos vivendo”.

Atendimentos jurídicos

Faesa

  • Professores com alunos do curso de Direito, que integram o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), estão oferecendo consultas jurídicas online. São 60 vagas por semana.
  • São atendimentos de Direito Trabalhista, Família, Criminal e Cível. Os atendimentos são realizados por videoconferência, entre o solicitante e os alunos de Direito, com a supervisão de professores advogados.
  • Os interessados devem realizar agendamento pelo formulário disponível neste link.

PIO XII

  • Na Instituição, todas as dúvidas jurídicas da sociedade, como Trabalhista, Civil, Penal e Família podem ser tiradas pelo WhatsApp.
  • O atendimento acontece de segunda a sexta, das 9 às 18 horas. As informações podem ser obtidas por mensagem em (27) 99262-1079.

Unesc

  • Clientes já existentes da instituição têm sido atendidos ou orientados pelos meios digitais (mensagens de WhatsApp e e-mails) e ligações telefônicas.
  • Para quem precisa de atendimento basta entrar em contato com o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Unesc e agendar o atendimento pelos telefones 3723-3110 (Colatina) e 3243-8855 (Serra).
  • Todos os atendimentos são gratuitos e feitos por teleatendimento no período da pandemia.

Sindicato

  • O sindicato dos advogados do Estado está atendendo por e-mail. São feitos atendimentos em qualquer área e eles são encaminhados conforme a necessidade.
  • O e-mail para atendimento é [email protected]

Fonte: Instituições consultadas.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS