Advogado do ES viraliza após comprar desenho de sobrinho com autismo
José Renato queria vender os desenhos na escola, mas ninguém quis comprar. Agora, até a atriz Mel Maia já correu para garantir o desenho dela
Escute essa reportagem
A internet começou a última semana de junho com a atenção voltada para o Espírito Santo e é por uma boa causa: José Renato Caliari, de 9 anos, e seu tio, o advogado Fabrício Belo, de 39, que são moradores de Cariacica, na Grande Vitória, viralizaram nas redes sociais e foram compartilhados até pela atriz Mel Maia, após uma publicação no Twitter.
Leia mais notícias de Cidades aqui
Isso porque José Renato, que está no espectro autista, começou a fazer desenhos para vender na escola, mas nenhum colega quis comprar. Quando ficou sabendo, Fabrício mandou mensagem para o sobrinho afirmando que queria comprar um e perguntando o valor.
"Dois reais, mas qual desenho? Tá na promoção", foi a resposta de José. O diálogo foi o suficiente para caírem nas graças dos internautas que fizeram a vida dos dois virar de cabeça para baixo.
Ao Tribuna Online, o advogado contou a publicação foi feita na segunda-feira (26) à noite. Até às 10h40 desta quarta (28), o post original já tinha 4,4 milhões de visualizações, 11 mil compartilhamentos, 199.100 curtidas e 1.308 salvamentos.
"Meu Twitter é meio flopado porque eu parei de usar uma época. Então eu achei que uma meia dúzia de pessoas ia curtir e comentar, então eu ia publicar e deitar, porque estava cansado. Mas foi coisa de minutos. Depois que eu postei, começou tudo, eram muitas curtidas, comentários, gente compartilhando. Aí na terça-feira (27), ganhou o Instagram e começou a ser compartilhado por todas as páginas grandes como Choquei, Gina Indelicada, Otariano", contou Fabrício.
Quando viu a publicação em uma dessas páginas, a atriz Mel Maia comentou que queria comprar um desenho e teve o pedido atendido pelo pequeno, que faz 10 anos agora, no dia 8 de julho.
"Mas ele não fez de graça pra ela não. Ele falou assim 'olha, o desenho é R$ 7, mas minha mãe falou que você é famosa, então eu posso fazer por R$ 5', aí ela falou que podia ser o preço original mesmo, pediu o Pix e pagou o valor", contou o tio do menino, aos risos.
Ainda na manhã desta quarta (28), a atriz compartilhou o vídeo de José Renato com seu desenho, no story de seu perfil no Instagram (Veja no fim da matéria).
De acordo com Fabrício, o diagnóstico do autismo de José veio só na fase escolar. "Em casa, a gente não percebia nada. Nós achamos que era só o jeito dele mesmo, mas quando ele entrou na escola, a pedagoga reparou que ele não interagia com as outras crianças, não ia para o recreio, não usava o banheiro e nem bebia água lá. A partir disso, a mãe dele começou um longo processo de exames para chegar ao diagnóstico final, que é de autismo grau 1", explicou.
Fabrício explicou que José não enfrenta dificuldade para aprender na escola. "Na verdade, ele é muito inteligente. Faz cálculos complexos de cabeça, consegue explicar tudo que foi ensinado na escola, mesmo se não prestar atenção. Sentimos um pouco de remorso de não ter percebido antes para que o diagnóstico fosse feito mais cedo, mas estamos felizes com a evolução que ele tem tido depois que iniciou o tratamento".
Agora, o menino, que não tinha nem conta no Instagram, já soma mais de 44 mil seguidores na rede social e admiradores em todo o Brasil. Em um vídeo, ele agradeceu todo o carinho e comentários positivos que têm recebido. Confira:
Comentários