X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Acidentes com motos já mataram 131 pessoas este ano no ES

Número é referente aos quatro primeiros meses de 2024. Imprudência, segundo especialistas, é o principal fator que provoca acidentes


Imagem ilustrativa da imagem Acidentes com motos já mataram 131 pessoas este ano no ES
Motociclista Leonara Peres (destaque) morreu após sofrer acidente na Avenida Audifax Barcelos, na Serra |  Foto: Reprodução/TN1

Na véspera de terminar o mês dedicado à prevenção de acidentes de trânsito – o Maio Amarelo –, os dados de mortes envolvendo motociclistas em rodovias e avenidas do Espírito Santo ainda assustam: entre janeiro e o final de abril, 131 pessoas morreram.

O número é menor que no mesmo período de 2023, em que 142 mortes foram registradas, mas são expressivos, segundo especialistas.

O gerente de Fiscalização de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), Jederson Lobato, destacou que os dados estatísticos são importantes para nortear as políticas públicas na área de fiscalização e de educação para o trânsito.

“Historicamente, mais da metade dos óbitos no trânsito são de acidentes com motocicletas. Isso faz com que a gente direcione a fiscalização e campanhas educativas pra esse público. A redução de 7% este ano no número de mortes não é grande, mas esperamos que ela indique um caminho para conseguir reduzir ainda mais”.

Entre as medidas voltadas para esse objetivo, ele pontuou o fortalecimento do Observatório de Trânsito do Detran, para realizar ações junto com o Cerco Inteligente, e as ações de fiscalização integradas com outros órgãos.

O chefe do Setor de Comunicação do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), capitão Anthony Moraes Costa, ressaltou que, infelizmente, o fator humano, relacionado ao comportamento e à imprudência, é o que mais provoca acidentes envolvendo motociclistas, com resultados quase sempre muito graves.

Para reduzir as mortes, ele destaca que é preciso mudança de conduta. “Os condutores sabem quais são os riscos e as infrações, mas ainda assim insistem em cometê-las, negligenciando normas e também a própria segurança. O motociclista é um ente extremamente frágil no trânsito mas, ao contrário do que deveria ser, estão entre os que mais se arriscam”.

Uma das mortes no trânsito aconteceu na manhã de ontem. Uma motociclista, de 26 anos, identificada como Leonara Peres, morreu após sofrer um acidente na Avenida Audifax Barcelos, na Serra.

Segundo a reportagem da TV Tribuna/SBT, a vítima estava a caminho do trabalho, quando teria perdido o controle da moto após tentar desviar de um carro que estava parado. Segundo testemunhas, ela teria batido de frente com um veículo que seguia na outra direção.

Imagem ilustrativa da imagem Acidentes com motos já mataram 131 pessoas este ano no ES

Em uma semana, 15 mortes

A violência no trânsito na última semana deixou 15 pessoas mortas, em 14 acidentes no Estado. Pelo menos oito mortes foram de acidentes envolvendo motocicletas, segundo dados do Painel de Mortes no Trânsito, da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Entre os acidentes registrados nos últimos sete dias no Estado, um envolveu um caminhão e 10 motocicletas. Na colisão, que aconteceu no último domingo (26), na BR-101 em Aracruz, dois motociclistas morreram. Outro morreu no hospital.

O grupo faz parte do Abutre's Motoclube Bahia Sul, que percorrem diversas regiões do País.

As motos se deslocavam do Espírito Santo para a Bahia quando foram surpreendidas pelo caminhão guincho que, segundo a Polícia Rodoviária Federal, teria perdido o controle na pista molhada. Seis motos foram atingidas e outras quatro conseguiram escapar.

Outro acidente aconteceu na noite da última terça-feira (28). Um motociclista, de 44 anos, morreu na BR-101 quando sua moto colidiu com um carro de passeio no km 209, na altura de Ibiraçu.

Imagem ilustrativa da imagem Acidentes com motos já mataram 131 pessoas este ano no ES

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: