A Tribuna nas Escolas vai mostrar bons exemplos na Educação
Projeto A Tribuna nas Escolas será retomado para dar visibilidade a alunos e professores que se destacam no sistema educacional
Escute essa reportagem
Faltando poucos dias para a volta às aulas, A Tribuna está preparando um espaço especial para valorizar a Educação e dar visibilidade às boas ideias de alunos e professores.
Depois de três anos, o projeto A Tribuna nas Escolas será retomado, com uma página semanal no jornal impresso e com espaço fixo no site Tribuna Online.
Além de matérias mostrando alunos e professores que se destacam no sistema educacional do Estado, a ideia é valorizar boas iniciativas também em áreas como ciência, produções de texto, turismo e esportes.
Além disso, haverá espaço para análises de especialistas em Educação que contribuam para a melhoria do ambiente educacional.
No impresso e no on-line, a publicação do conteúdo do projeto A Tribuna nas Escolas sairá às quartas, sendo o dia 8 de fevereiro o primeiro deles.
O editor geral do jornal impresso e do on-line, Luciano Rangel, frisou que o projeto A Tribuna nas Escolas faz parte de um conjunto de iniciativas da Rede Tribuna que tem como objetivo levar conteúdo de qualidade e credibilidade aos seus leitores e aos usuários do Tribuna Online.
“Queremos destacar bons exemplos e iniciativas que sirvam de inspiração para todo o conjunto que envolve a Educação. Será um espaço de fomento às práticas educacionais”, salientou.
A diretora comercial da Rede Tribuna, Lenise Loureiro, reforçou ainda que o projeto irá adotar temas como patrimônios históricos, espaços ambientais protegidos e outros locais que proporcionem aos estudantes a sensação de pertencimento ao Estado, atrelado a práticas de aprendizado.
A doutora em Educação e diretora do Centro Educacional Sonho Meu, Edna Tavares, comemorou a retomada do projeto.
“Através dele, conseguimos provocar o interesse dos alunos em leitura e escrita. Foi com o contato com o jornal e com esse projeto que motivamos muitos alunos a ingressar no curso superior e transformar a própria vida e dos familiares”.
Projeto volta em versão “turbinada”
Criado em 2006 e suspenso em 2020, por causa da pandemia de covid-19, o projeto A Tribuna nas Escolas não será retomado apenas de onde parou. Ele terá versão “turbinada”, com conteúdos multimídia.
Para isso, o espaço do Tribuna Lab será usado para as produções de vídeos e entrevistas com estudantes e professores.
O editor geral do jornal impresso e do on-line, Luciano Rangel, salientou que 2023 se inicia com uma série de projetos para fortalecer a Rede Tribuna.
“Nesse sentido, é preciso destacar grande sucesso do Tribuna Online, que se firma entre os principais portais de notícia do Estado. Somente em dezembro, foram mais de 9 milhões de páginas visualizadas”.
Rangel ainda apontou que o incremento das produções multimídia será uma forma de ampliar o alcance e as competências dos profissionais da Rede Tribuna.
Nos próximos dias, o site terá novidades também, ganhando versão com web stories.
Nesse formato de conteúdo, com cliques ou toques, os usuários podem deslizar pelas histórias.
DEPOIMENTOS
Boas histórias
“A imprensa tem um papel fundamental na divulgação de boas práticas nas redes de ensino. Parabenizo a Rede Tribuna por esta iniciativa e espero que o espaço possa dar visibilidade às ações de profissionais e estudantes. Estou certa de que boas histórias inspiram e transformam vidas”.
Juliana Rohsner, secretária de Educação de Vitória
Inspiração
“Essa é uma importante iniciativa de A Tribuna. Numa realidade tão desafiadora para a Educação pós-pandemia, o compartilhamento de boas práticas educacionais pode ser uma grande fonte de inspiração para a construção de políticas públicas que contribuirão para a melhoria da aprendizagem”.
José Roberto Martins Aguiar, sec. de Educação de Cariacica
Parceiro
“Iniciativas como o Tribuna na Escola, que valorizam as boas práticas na Educação, só engrandecem o Espírito Santo e as nossas instituições de ensino, que têm como foco a oferta de uma educação de qualidade. O Sinepe-ES parabeniza a iniciativa da Rede Tribuna e será um parceiro na divulgação do projeto entre as instituições associadas”.
Bruno Loyola Del Caro, presidente do Sinepe/ES
Valorização
“Projetos que valorizam a Educação são fundamentais. Mesmo sem reconhecimento, são tantos os professores que inovam, que são criativos, que buscam trazer algo novo para os seus alunos. O projeto vem para trazer reconhecimento para eles que adotam novas práticas e para estimular quem ainda não faz”.
Juliano Pavesi, presidente do Sindicato dos Professores no Estado (Sinpro-ES)
Iniciativas
“Parabenizo A Tribuna pelo projeto. É importante que um jornal de grande circulação promova as boas iniciativas de professores, de escolas, de prefeituras e de toda comunidade”.
Paulo Loureiro, diretor de comunicação do Sindiupes
Visibilidade
“Num mundo de tanta competição e valorização do que é negativo, A Tribuna oferece uma extraordinária oportunidade das escolas mostrarem o que tem feito de bom e de positivo que tem contribuído com o aprendizado e nas relações entre a escola e a família”.
Cláudio Miranda, psicopedagogo clínico e colunista de A Tribuna
Interação
“Esse processo de interação entre a sociedade e A Tribuna reflete o espírito da vida democrática. Propicia o crescimento cultural e intelectual de nossos estudantes e suas famílias. E socializa novos saberes na vida escolar. É desafiador, sem dúvida, mas é muito enriquecedor. Como professor fico feliz de ver tal iniciativa inovadora.
Edebrande Cavalieri, professor titular da Ufes
Protagonismo
“Acreditamos que o caminho para a aprendizagem é o protagonismo estudantil.
A iniciativa de A Tribuna abre espaço para que esse protagonismo contagie nossos alunos e leve nossas práticas de aprendizagem a todos os cantos do mundo. Essa é uma oportunidade que toda a comunidade escolar de Vila Velha agradece”.
Adriana Meirelles, secretária de Educação de Vila Velha
Aprimoramento
“O retorno do projeto A Tribuna nas Escolas é muito bem-vindo, pois todo espaço de divulgação e compartilhamento de boas práticas relacionadas à Educação incentiva o desenvolvimento e o aprimoramento do ecossistema de ensino”.
Mário Broetto, diretor-geral do C. E. Leonardo da Vinci
Relevância
“O retorno do projeto é de extrema relevância para a área da Educação, principalmente porque o jornal é um suporte que contém diferentes gêneros textuais. Trata-se de um material pedagógico de promoção da leitura”.
Cleonara Maria Schwartz, doutora em Educação e professora da Ufes
Comentários