Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

4.725 vagas na Ufes e no Ifes a partir desta terça

Inscrições estão abertas de hoje até 18 de fevereiro pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para quem fez o Enem 2021

Marcos Barcelos, do jornal A Tribuna | 15/02/2022 18:27 h

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) abrem nesta terça-feira (15), ao todo, 4.725 vagas por meio do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como referência.

As inscrições estão abertas até o dia 18 de fevereiro no endereço https://sisu.mec.gov.br/ para os candidatos que fizeram o Enem de 2021. O resultado sairá no dia 22 de fevereiro no mesmo endereço eletrônico.

Na Ufes, são 2.776 vagas para 74 cursos, entre eles os de Administração, Direito, Física, Medicina, Engenharias de Alimentos, da Computação, Florestal, de Petróleo, de Produção e Química, Zootecnia, entre outros.

Elas serão distribuídas entre os campi de Goiabeiras e Maruípe, em Vitória, além de Alegre e São Mateus.

O coordenador de matrícula e controle acadêmico da Pró-reitoria de Graduação (ProGrad) da Ufes, Daniel Fain, destaca que dessas 2.776 vagas, 1.394 serão para alunos cotistas. Ele também ressalta que, no ano anterior, 1.901 candidatos solicitaram matrícula na universidade.

Daniel também frisa que, ainda nesta semana, será divulgado no site https://sisu.ufes.br o edital de matrícula, que começa no dia seguinte à divulgação do resultado, com todos os procedimentos e documentos necessários. 

“A matrícula é um passo muito importante, por isso pedimos para que fiquem atentos ao edital desta semana. Os candidatos devem correr atrás o quanto antes dos documentos para não perderem essa oportunidade”, afirma Daniel.

No Ifes, são 1.949 vagas para cursos como Administração, Agronomia, Engenharias, Letras/Português,  entre outros.

Elas serão ofertadas nos campi da Grande Vitória, além chances nos municípios de Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Santa Maria de Jetibá, Colatina, Ibatiba, Itapina, Linhares, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus e Venda Nova do Imigrante.

O período de matrícula vai de 23 de fevereiro a 2 de março pela Área do Candidato no endereço https://www.ifes.edu.br/sisu2022. Do total de vagas, 50% serão reservadas para candidatos cotistas.

Ex-aluno do Marista, Luciano Dal Secco Silveira Amorim tirou 948,8 pontos em matemática no Enem
Ex-aluno do Marista, Luciano Dal Secco Silveira Amorim tirou 948,8 pontos em matemática no Enem |  Foto: Lucas Sandonato/AT
 

Engenharia de pai para filho

O estudante Luciano Dal Secco Silveira Amorim, de 18 anos, está confiante de que a nota da prova de Matemática do Enem o levará a estudar Engenharia Civil na Ufes.

Em seu primeiro vestibular, Luciano acertou 43 das 45 questões da prova de Ciências Exatas, com nota de 948,8.

A escolha por Engenharia Civil foi inspirada por seu pai e seu avô, especialistas na área. “Eles ficaram bem felizes e orgulhosos. Nunca me forçaram a nada, mas dava para ver que eles tinham esse desejo e estão bem contentes”.

O estudante Enzo Pezzin vai tentar vaga no curso de Arquitetura e Urbanismo na Ufes
O estudante Enzo Pezzin vai tentar vaga no curso de Arquitetura e Urbanismo na Ufes |  Foto: Antonio Moreira/AT
 

Olho na nota de corte

O estudante Enzo Lima Pezzin, de 17 anos, tem o desejo de estudar Arquitetura e Urbanismo na Ufes e está ansioso pela oportunidade.

“Tirei 920 pontos na Redação do Enem e a nota de corte para o curso no ano anterior foi próxima da minha este ano. Mesmo assim, estou um pouco nervoso”.

Ele revela de onde vem a inspiração pelo curso de Arquitetura. “Quando eu era pequeno, meu pai estava fazendo uma casa em Pedra Azul. A partir daí, tudo o que é novo e está relacionado à arquitetura me interessa”.


SAIBA MAIS


O Sisu

  • O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o programa do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
  • Os melhores candidatos são selecionados, de acordo com suas notas no Enem.
  • Apenas o estudante que participou do Enem 2021 pode fazer a inscrição no Sisu, desde que tenha nota  maior que zero na Redação e não tenha participado como treineiro.
  • O candidato pode escolher até duas opções de curso. É possível alterá-las durante as inscrições.
  • As vagas serão distribuídas obedecendo a Lei de Cotas (nº 12.711/2012) e, como política de ações afirmativas, algumas instituições oferecem vagas reservadas e outras adotam bônus na nota do candidato.
  • A seleção dos candidatos responde a vários critérios. Entre eles, o peso de cada disciplina. Um curso de Comunicação Social, por exemplo, poderá dar mais peso às notas de Linguagens e Ciências Humanas.
  • O estudante selecionado em sua primeira ou segunda opção só terá esta chance de se matricular. 
  • Caso tenha sido selecionado em primeira ou segunda opção, independentemente de efetuar sua matrícula, não poderá manifestar interesse em participar da lista de espera.
  • As inscrições estão abertas até 18 de fevereiro no endereço https://sisu.mec.gov.br/ para os candidatos que fizeram o Enem de 2021. 
  • O resultado sairá no dia 22 de fevereiro no mesmo site e as matrículas nas instituições terão início a partir do dia seguinte à divulgação.

Ufes

  • Ao todo, serão 2.776 vagas distribuídas entre os campi de Goiabeiras e Maruípe, em Vitória, além de Alegre e São Mateus. Do total, 1.394 serão para alunos cotistas. 

Campus Goiabeiras

  • São 1.630 vagas para cursos como Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharias Civil, da Computação, de Produção, Elétrica e Mecânica, Física, Geografia, entre outros.

Campus Maruípe

  • São 226 vagas distribuídas entre os cursos de Enfermagem e Obstetrícia (30), Farmácia (25), Fisioterapia (25), Fonoaudiologia (25), Medicina (40), Nutrição (25), Odontologia (30) e Terapia Ocupacional (26).

Campus Alegre

  • São 420 vagas para os cursos de Agronomia (30), Ciências Biológicas (40), Engenharias de Alimentos (40), Florestal (40) e  Química (40), Geologia (40), Matemática (70), Medicina Veterinária (40), Nutrição (40) e Zootecnia (40).

Campus São Mateus

  • São 500 vagas, sendo 50 para cada curso. São eles: Agronomia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia da Computação, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Farmácia, Matemática Industrial e Pedagogia.

Ifes

  • O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai ofertar 1.949 vagas em cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em cursos presenciais em 20 campi.
  • Do total das vagas ofertadas, 50% são reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • As vagas reservadas à inclusão por sistema de cotas serão subdivididas em metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, e metade para estudantes de escolas públicas sem a necessidade de comprovar renda.
  • Parte dessas vagas será reservada a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, e a outra parte das vagas será reservada para candidatos que se autodeclararem por outras etnias.
  • Dentro de cada uma dessas categorias, parte das vagas será reservada a pessoas com deficiência. O candidato que faz jus à reserva de vaga deve escolher entre as modalidades listadas no edital.

Campus Vitória

  • São 256 vagas para os cursos de Engenharia Civil (40), Engenharia Elétrica (32), Engenharia Mecânica (40), Engenharia Metalúrgica (32), Engenharia Sanitária e Ambiental (32), Letras/Português (40) e Matemática (40).

Campus Vila Velha

  • São 160 vagas, sendo 40 para cada curso. São eles: Biomedicina, Pedagogia, Química e Química Industrial.

Campus Cariacica

  • São 80 vagas para os cursos de Engenharia de Produção e Física, sendo 40 vagas para cada um.

Campus Serra

  • São 76 vagas, sendo 40 para Sistemas de Informação e 36 para Engenharia de Controle e Automação.

Campus Viana

  • São 40 vagas para o curso de Tecnologia em Logística.

Campus Guarapari

  • São 114 vagas para os cursos de Administração (42), Ciências da Natureza (36) e Engenharia Elétrica (36).

Demais unidades

Fonte: Ministério da Educação, Ufes e Ifes.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS