41 mil inscrições no 1º dia para concorrer a carteira de motorista de graça
Marca foi atingida no primeiro dia após início das inscrições da nova etapa do programa CNH Social. Cadastro vai até o próximo dia 21

Em pouco mais de 24 horas da abertura das inscrições da 2ª fase do programa CNH Social, 41.052 pessoas já haviam se cadastrado para concorrer a uma das 3.500 vagas gratuitas para conquistar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
As inscrições foram abertas ao meio-dia da última terça-feira (02) e seguem até o dia 21 de setembro.
O volume de interessados, segundo o diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, mostra a consolidação e o alcance do programa.
“Esse número mostra o quanto o CNH Social é conhecido e acessível. A inscrição é simples, feita até pelo celular, e todo o processo de seleção ocorre de forma automatizada, sem interferência humana, obedecendo a critérios objetivos como menor renda e maior número de dependentes na família”, explicou.
As vagas contemplam a primeira habilitação na categoria B, adição das categorias A ou B, e mudança para as categorias D ou E.
Além da gratuidade na obtenção da carteira de motorista, os selecionados têm acesso, posteriormente, a cursos profissionalizantes oferecidos pelo Detran, voltados para ampliar as chances de inserção no mercado de trabalho.
Nesta edição, o programa trouxe algumas mudanças: 10% das oportunidades foram destinadas para estudantes do ensino médio da rede estadual. Além disso, há ainda a garantia de 5% das vagas para pessoas com deficiência.
O diretor-geral do Detran|ES destacou que, ao longo dos anos, o CNH Social tem contribuído diretamente para a empregabilidade e geração de renda.
“A CNH significa autonomia, dignidade e mobilidade social. Muitas mulheres atendidas pelo programa encontram nele também um instrumento de empoderamento e independência”, ressaltou Givaldo.
Ele falou ainda que a tendência para o próximo ano é de crescimento do programa.
2ª fase da CNH Social
Inscrições
Para concorrer a uma das 3.500 vagas, os interessados devem se inscrever no site detran.es.gov.br.
Quem pode concorrer
É necessário ter 18 anos ou mais, não estar judicialmente impedido de possuir a CNH e estar inscrito no CadÚnico.
Categorias disponíveis
Primeira habilitação: categoria B (carros);
Adição de categoria: incluir A ou B em uma CNH já existente;
Mudança de categoria: para D ou E, exigidas em transportes coletivos e caminhões.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários