X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • COLUNAS
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
  • COLUNISTAS AutoMotor EU E ELAS DR. JOÃO RESPONDE GILMAR FERREIRA FALANDO DE DIREITO NUTRIDICAS JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO MUNDO DIGITAL PAPO DE FAMÍLIA NEGÓCIO RURAL OLHARES COTIDIANOS PEDRO VALLS FEU ROSA PLENÁRIO SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI OPINIÃO ECONÔMICA OPINIÃO INTERNACIONAL TRIBUNA LIVRE
  • Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA COPA DO MUNDO DE CLUBES TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 25°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

240 mil casais no ES têm problemas que impedem a gravidez

Infertilidade afeta entre 10% e 15% dos casais em idade reprodutiva, diz a OMS. Especialistas apontam opções para quem deseja ter filhos

foto autor
Carla Nigro, do jornal A Tribuna
02/05/2025 - 4:00

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem 240 mil casais no ES têm problemas que impedem a gravidez
|  Foto: Divulgação

O sonho da maternidade, para milhares de mulheres, pode ser um grande desafio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade afeta entre 10% a 15% dos casais em idade fértil.

Com base nesse percentual, estima-se que, no Espírito Santo, o número chegue a aproximadamente 240 mil casais. Já no Brasil, cerca de 8 milhões de pessoas podem ser inférteis.

Apesar de ser um caminho difícil, há alternativas para famílias que desejam engravidar.

Médica ginecologista e vice-diretora da Clínica Jules White Medicina Reprodutiva, Vickie White relata que um a cada seis casais tem dificuldade para engravidar. Mas quando é preciso se preocupar com essa situação?

A especialista explica que cada faixa de idade tem suas próprias características. Mulheres até 35 anos devem procurar um médico após um ano tentando engravidar.

“O que é a tentativa? Relações sexuais desprotegidas de duas a três vezes por semana. A partir dessa idade, são seis meses de tentativas”, relata Vickie White, adicionando que a procura deve ser imediata, caso um dos cônjuges já tenha algum fator conhecido, como quimioterapia prévia ou tumor.

Ainda segundo a ginecologista, entre os principais desafios que os casais diagnosticados vão enfrentar estão aceitação da infertilidade, custo do tratamento e desafio emocional.

“Não é barato e abala muito o lado emocional, porque o tratamento não é uma garantia. A maior taxa de sucesso que existe hoje é de 62%”, diz Vickie White.

Para a mulher, a idade é um dos principais fatores de infertilidade, ressalta Ronney Guimarães, ginecologista com enfoque em reprodução humana assistida.

“Precisamos pensar primeiro na prevenção. Então, mulheres que chegam aos 30 e não têm previsão de engravidar nos próximos anos precisam pensar que o ápice da fertilidade está começando a declinar. Para prevenir, devem considerar congelar seus óvulos”.

Ronney Guimarães detalha que há três alternativas principais para o casal ter uma família, caso seja diagnosticada a infertilidade.

“Coito programado, inseminação intra-uterina e a fertilização in vitro são as principais alternativas. Mas, é bom destacar, que cada paciente vai ter seu tratamento correto, baseado no diagnóstico. Não é algo progressivo”, disse o ginecologista.

História com final feliz

“Sempre achei que ia dar certo”

A empresária Cynthia Padua, de 34 anos, enfrentou dificuldades para realizar o sonho de ser mãe.

O marido Alessandro Eler, de 50 anos, tinha feito uma vasectomia. Apesar de se arrepender do procedimento, conta Cynthia, o marido não conseguiu revertê-lo.

“A vasectomia já tinha 10 anos e os médicos disseram que não ia funcionar”, explicou.

No entanto, essa história terminou com um final feliz: Pedro Henrique, filho do casal, hoje já tem 6 anos. Cynthia conta que fez uma fertilização in vitro.

“Eu sempre tive na minha cabeça que ia dar certo”, completa.

Fique por dentro

Infertilidade

entre 186 milhões de pessoas e 48 milhões de casais no mundo são afetadas pela infertilidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

8 milhões de indivíduos podem ser inférteis no Brasil, conforme a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA).

240 mil casais sofrem com dificuldade para engravidar no Estado, segundo estimativa baseada nos dados mundiais.

Causas

A infertilidade pode ter várias causas. Segundo o ginecologista Ronney Guimarães, 35% têm origem em um fator feminino, 35% em um fator masculino, 20% em causa mista e 10% representam a infertilidade sem causa aparente.

fatores femininos: idade avançada, síndrome dos ovários policísticos (SOP), disfunção ou obstrução das trompas uterinas e endometriose estão entre as principais causas na mulher.

fatores masculinos: a principal é a varicocele. Ocorre quando a dilatação das veias causa aumento da temperatura nos testículos e prejudica a produção de espermatozoides.

Principais tratamentos

  1. Coito programado: mais simples entre os métodos de reprodução assistida. A mulher é acompanhada por ultrassonografias para identificar o período fértil, e o casal é orientado a ter relações sexuais nesse intervalo de tempo. Pode ser feito com ou sem o uso de medicamentos para induzir a ovulação.
  2. Inseminação intrauterina: nesse método, o sêmen é preparado em laboratório e introduzido diretamente no útero da mulher no momento próximo à ovulação. Aumenta as chances de fecundação ao aproximar os espermatozoides do óvulo. É indicada para casos leves de infertilidade masculina.
  3. Fertilização in vitro: técnica em que os óvulos são coletados dos ovários da mulher e fertilizados com espermatozoides em laboratório. Após a formação dos embriões, um ou mais são transferidos para o útero. É indicada para casos mais complexos de infertilidade, como obstrução das trompas, endometriose grave ou idade materna avançada.

Fonte: Especialistas citados na reportagem e pesquisa A Tribuna.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Imagem ilustrativa da imagem Estudante da Ufes diz ter encontrado pano em comida servida no RU da universidade

CIDADES

Estudante da Ufes diz ter encontrado pano em comida servida no RU da universidade

Imagem ilustrativa da imagem Médico é demitido após receitar dose excessiva de remédio; abuso sexual é exposto

CIDADES

Médico é demitido após receitar dose excessiva de remédio; abuso sexual é exposto

Imagem ilustrativa da imagem Insegurança nas estradas do ES: “Duplicação é urgente”, dizem empresários

CIDADES

Insegurança nas estradas do ES: “Duplicação é urgente”, dizem empresários

Imagem ilustrativa da imagem STF confirma suspensão da reintegração de posse de área ocupada em Vila Velha

CIDADES

STF confirma suspensão da reintegração de posse de área ocupada em Vila Velha

Ícone tags Tags ginecologia infertilidade maternidade saúde reprodutiva Tratamentos
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM