101 motoristas são multados por recusar bafômetro após festas da Copa no ES
Recusa é considerada infração gravíssima e implica em multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses
Mais de 100 motoristas se recusaram a fazer o teste do bafômetro durante operações realizadas após as festas de torcidas nos dois últimos jogos do Brasil na Copa do Mundo. A recusa é considerada infração gravíssima e implica em multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
As blitze também flagraram 34 condutores dirigindo sem carteira de habilitação, reforçando o alerta para os riscos da combinação entre comemoração e imprudência no trânsito.
Na Capital, a Guarda Municipal de Vitória realizou sua terceira Operação Verde-Amarelo, após os jogos da Seleção Brasileira. Somente na última quarta-feira (24), 164 condutores foram abordados na avenida Saturnino de Brito, na Praia do Canto. Desses, 15 foram multados por se recusarem a realizar o teste do bafômetro.
Segundo o coordenador da Gerência de Trânsito, Fagner Nunes Pinheiro, os números registrados nas últimas operações mostram que muitos motoristas ainda insistem em dirigir após beber.
“Não há problema em a pessoa aproveitar o jogo, ir ao bar ou comemorar. O que orientamos é que, depois disso, utilize transporte por aplicativo, transporte coletivo ou escolha um motorista da rodada. O que não pode é assumir a direção após ingerir bebida alcoólica, porque isso coloca vidas em risco e pode resultar em tragédias”.
O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) realizou, no último dia 19, cinco operações de fiscalização, sendo uma no município de Aracruz e quatro na Região Metropolitana da Grande Vitória.
Durante as ações, foram registradas 57 recusas ao teste do etilômetro. Ao todo, foram lavrados 543 autos de infração e foram constatados 27 condutores sem a carteira de habilitação.
O chefe da subseção de Comunicação Social do Batalhão, 1º tenente Lucas Gabriel Lourenço, revelou que na última quarta-feira uma operação também foi realizada na Grande Vitória.
“O Batalhão de Trânsito afirma que continuará intensificando suas operações nas datas em que houver jogos da Seleção, com o intuito de garantir um trânsito mais seguro para todos os torcedores que saem de suas casas para poder torcer”.
Segundo o gerente de Fiscalização de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), Jederson Lobato, as operações da Lei Seca continuarão sendo reforçadas durante os próximos jogos da Seleção Brasileira, especialmente nas proximidades de bares e locais que reúnem torcedores.
“O planejamento é manter ações integradas, principalmente com foco em bebida e direção, em dias de jogos do Brasil e em regiões onde há maior concentração de bares”.
Ele ressalta que em uma das operações integradas promovidas no último dia 19, em Vila Velha, um motorista foi preso por dirigir sob efeito de álcool após apresentar sinais de embriaguez, mesmo recusando o teste do bafômetro.
Operações após os jogos do Brasil
BPTran
Dia 19 de junho (Brasil x Haiti)
O Batalhão de Polícia de Trânsito realizou cinco operações de fiscalização: uma em Aracruz e quatro na Grande Vitória.
- Recusas ao bafômetro: 57.
- Autos de infração: 543.
- Condutores sem habilitação: 27.
- Prisão: um condutor, em Vila Velha, por dirigir sob a influência de álcool.
Quarta (Brasil x Escócia)
Foi realizada operação de fiscalização.
- autos de infração: 27.
- Sem habilitação: 1.
- veículos removidos: 2.
Guarda de Vitória
Dia 20 de junho (após jogo Brasil x Haiti)
- Autos de infração: 45.
- Recusas ao bafômetro: 29.
- condutores sem carteira: 5.
- Veículos removidos: 3
Quarta (Brasil x Escócia)
- Recusas ao bafômetro: 15.
- Sem habilitação: 1.
- Condutor com a habilitação vencida: 2.
- veículos com o licenciamento em atraso: 3.
O que diz a lei
Quem dirige sob a influência de álcool ou outra substância está sujeito a penalidades administrativas e pode responder por crime de trânsito.
Embriaguez ao volante
O Código de Trânsito prevê a autuação para quem dirige sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência.
A infração é gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Nesse caso, além da multa, o condutor ainda precisa passar por curso de reciclagem e prova.
Recusa ao teste
Quem se nega a fazer o teste também está sujeito à autuação administrativa por não se submeter a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa.
A infração é gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
O condutor também precisa passar por curso de reciclagem e prova para ter a carteira de volta após o período de suspensão.
Crime
Quem realiza o teste do bafômetro com um resultado igual ou superior a 0,34 miligrama por litro de ar expelido pelos pulmões também responde criminalmente por embriaguez ao volante.
Conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa tem pena de detenção de seis meses a três anos.
O crime tambe pode ser comprovado em caso de sinais de embriaguez, como andar cambaleante, fala confusa, sonolência, desordem nas vestes, odor de álcool no hálito, agressividade e outros.
Fonte: Detran-ES, Guarda de Vitória e Bptran.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários