X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

10 mil vagas em cursos online só para mulheres

Oportunidades serão divididas em 10 cursos com carga horária de 120 horas. As inscrições vão até o dia 11 deste mês

Marcos Barcelos, do jornal A Tribuna | 03/08/2022 15:33 h

Para participar, as candidatas devem atender os seguintes pré-requisitos: ser do sexo feminino, ter idade mínima de 16 anos, além de ter acesso e noções básicas de navegação na internet.
Para participar, as candidatas devem atender os seguintes pré-requisitos: ser do sexo feminino, ter idade mínima de 16 anos, além de ter acesso e noções básicas de navegação na internet. |  Foto: Pixabay
 

Mulheres que buscam aprimorar  seus conhecimentos, se recolocar no mercado de trabalho ou mudar de profissão têm agora uma oportunidade para capacitação gratuita. A Secretaria de Estado de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) abriu 10 mil vagas para cursos online voltadas ao público feminino.

As vagas serão divididas em 10  cursos com carga horária de 120 horas. As inscrições vão até o dia 11 deste mês. As aulas têm início no próximo dia 23 e se encerram em 21 de outubro. 

Os cursos ofertados pelo programa Qualificar ES, que tem foco na capacitação profissional avançada, são de auxiliar administrativo, auxiliar de creche, educação especial inclusiva, inglês básico, panificação, recepcionista, secretária escolar, segurança do trabalho, tecnologia educacional, além de Word e Excel.

Para participar, as candidatas devem atender os seguintes pré-requisitos: ser do sexo feminino, ter idade mínima de 16 anos, além de ter acesso e noções básicas de navegação na internet. Cada candidata tem direito a se inscrever em  dois cursos utilizando o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Para definir as vagas será feito um processo seletivo, no qual cada candidata deve  se inscrever por meio do  site  inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br. O critério de seleção será a ordem de inscrição das interessadas que atenderem aos requisitos do edital.

Para a subsecretária de Estado de Educação Profissional, Solange Batista, a ideia é trabalhar cursos que estejam em sintonia com o mercado de trabalho. 

“A sociedade está se recuperando do impacto de uma economia. Temos observado que o Espírito Santo é um estado atrativo para a geração de empregos, sendo que abrimos 50 mil novos postos de trabalho neste primeiro semestre e a qualificação pode favorecer ainda mais este cenário”.

Quem já fez o curso garante que ele é capaz de mudar os rumos profissionais. É o caso da maquiadora Dayane Alves, de 26 anos, que abriu o seu estúdio de beleza em Vale Encantado, Vila Velha, após fazer cursos pelo Qualificar ES.

Dayane Alves  mudou de profissão  após fazer cursos pelo programa
Dayane Alves mudou de profissão após fazer cursos pelo programa |  Foto: Acervo Pessoal
 

“Larguei a minha profissão na área de Recursos Humanos. Depois disso, fiquei muito em casa, mas depois que comecei a fazer cursos pelo programa, tive um retorno total. Agora consigo pagar as nossas contas e as compras de casa sem sustos”, conta.

FIQUE POR DENTRO 

Cursos de 120 horas

- Ao todo, serão 10 mil vagas  voltadas para mulheres em 10 cursos online, com carga horária de 120 horas cada.

Inscrições

- Para participar do processo seletivo, a candidata deve acessar o edital dos cursos, que está disponível no site inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br, no menu Qualificar ES. 

- A candidata deve preencher  o formulário de cadastro e, em seguida, se inscrever online no site  inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br, buscando a aba “Qualificar ES” pelo menu e clicando na sequência em inscrições ou no link  inscricao.inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br/entrar.

- Cada participante tem o direito de realizar duas inscrições via CPF, em até dois cursos diferentes.

- As inscrições começaram ontem e terminam no próximo dia 11.

- A classificação será feita por meio da ordem de inscrição das candidatas que atenderem aos requisitos do edital.

- O resultado do processo seletivo sairá no dia 18 deste mês e será divulgado no site  inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br/, no menu “Sistema UniversidadES” e, em seguida, “Qualificar ES” e “Resultados Qualificar ES”.

- A candidata também pode acessar a relação das classificadas, bem como das suplentes, diretamente no link inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br/resultados-qualificar-es.

- O início das aulas será  no dia 23 deste mês e o encerramento acontece no dia 21 de outubro.

- O certificado será emitido somente após o encerramento do curso, diz a organização.

Pré-requisitos

- Ser do sexo feminino.

- Ter idade mínima de 16 anos, completos na data de lançamento do edital.

- Ter acesso à internet.

- Ter noções básicas de informática e de navegação na internet.

Cursos

- Auxiliar administrativo.

- Auxiliar de creche.

- Educação especial inclusiva.

- Inglês básico.

- Panificação.

- Recepcionista.

- Secretária escolar. 

- Segurança do trabalho.

- Tecnologias educacionais. 

 - Word e Excel.

Capacitação profissional

O Qualificar ES é um programa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), com foco na capacitação profissional avançada.

O programa realiza a oferta de cursos reconhecidos e certificados internacionalmente. 

Fonte: Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides). 

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS