X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Cidade está há 9 dias sem fazer rodízio no comércio


Imagem ilustrativa da imagem Cidade está há 9 dias sem fazer rodízio no comércio
Vista da cidade de Castelo |  Foto: Divulgação site da Prefeitura de Castelo

Por decreto, as cidades classificadas pelo governo do Estado como risco alto para contágio pelo novo coronavírus devem ter o comércio funcionando em sistema de rodízio, com um dia para abertura de lojas de roupas e demais produtos relacionados ao corpo, e, no outro, os demais estabelecimentos. Embora esteja nessa classificação, Castelo não tem obedecido a essa norma.

A cidade entrou na classificação de alto risco no dia 28 de junho e, mesmo nove dias depois, o comércio segue funcionando com todas as lojas abrindo de segunda a sexta-feira.

O prefeito do município, Domingos Fracaroli, explicou que a cidade tem seguido os protocolos do governo para que os comerciantes usem máscara e atendam apenas clientes com esse equipamento de proteção.

“Não chegamos a fazer rodízio, porque é uma cidade pequena. O pessoal vem do interior comprar. Em cidade pequena não funciona dessa forma. Mas as lojas aqui têm álcool em gel, pessoas sem máscara não entra em comércio e o comércio não pode vender para pessoa sem máscara, porque é punido”, justifica ele.

De acordo com Fracaroli, o funcionamento do comércio segue a determinação do governo e as lojas abrem de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Abertura de bares e realização de feiras livres estão proibidos.

“Ficamos um sábado sem abrir comércios e dois com apenas farmácia e posto de combustível abertos, mas não podia funcionar loja de conveniência”, explicou ele.

Um novo decreto para regular o funcionamento de comércios no sábado está em discussão na prefeitura, mas ainda não há definição se valerá para todos os estabelecimentos ou apenas aos de serviços essenciais.

Questionado se o isolamento na cidade tem aumentado com essa abertura de todos os comércios, o perfeito respondeu que “é muito complicado. Quando está tudo fechado o comércio, tudo bem. Mas, quando está aberto, as pessoas querem ir para rua” e por isso as equipes de saúde têm trabalhado para conscientizar os moradores a ficarem em casa.

Em nota, a assessoria do governador Renato Casagrande informou que os municípios devem respeitar as normas editadas pelo Estado.

"Os municípios podem adotar medidas mais restritivas, mas não flexibilizar as medidas determinadas pelo governo. Sobre a situação dos municípios que estão em descumprimento, o estado já comunicou ao Ministério Público. No risco alto todos os municípios devem seguir a abertura em dias alternados", diz a nota.

A cidade de Castelo tem média de 48,36% de isolamento social. O índice tido pelo governo como ideal para ajudar a reduzir a velocidade de transmissão do novo coronavírus é de 55%.

No município, já foram confirmados 371 casos de pessoas infectadas pelo vírus e 10 mortes por conta da covid-19, segundo os dados do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: