Ciclone bomba no Sul do País deve formar temporais no Espírito Santo
Escute essa reportagem
Após anunciar que uma frente fria chaga ao Estado nesta sexta-feira (5), o Instituto Climatempo afirmou que a formação de um ciclone extratropical, conhecido como Ciclone Bomba, no oceano, próximo à costa do Sul do País, deve causar tempestades e ventanias no Espírito Santo.
De acordo com o Instituto, o ciclone extratropical começa a se formar entre esta quarta (3) e quinta-feira (4), no Rio Grande do Sul. Como a grande massa de ar quente e seco, que predominou no Estado na última semana, perdeu força, a entrada desta frente fria se tornou possível, assim como as alterações climáticas consequentes do ciclone.
Por conta disso, na sexta-feira (5), a previsão já é de pancadas de chuva com trovoadas e ventos com intensidade moderada. O Climatempo ainda afirma que, no sábado (6) e domingo (7), a frente fria ainda influencia o Sudeste do Brasil e há previsão de elevados volumes de chuva e queda nas temperaturas.
Previsão para sexta-feira (5)
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a sexta-feira (5) já vai ser de mudança nas condições do tempo em todo o Espírito Santo.
"O sol aparece entre nuvens e a combinação entre calor e umidade provoca pancadas de chuva com trovoadas, a partir da tarde, em todo o Estado. O vento sopra com até moderada intensidade por todo litoral", diz o Incaper.
Ainda de acordo com o Instituto, no litoral da região Sul e da Grande Vitória, as rajadas podem ser de forte intensidade em alguns momentos. Confira:
Na Grande Vitória, o sol fica entre nuvens e podem acontecer pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. E, apesar do vento soprar com intensidade forte no litoral, as temperaturas ainda continuam altas, com mínima de 23°C e máxima de 38°C.
No Sul do Estado, a previsão também é de sol entre nuvens e pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. O vento também sopra com intensidade forte no litoral. Nas áreas menos elevadas, a temperatura mínima é de 22°C e máxima de 41°C. Nas áreas altas, a mínima é de 19°C e máxima de 34°C.
Na região Serrana, o sol aparece entre nuvens e ocorrem pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. Nas áreas baixas, a temperatura mínima é de 19°C e máxima de 36°C. Nas áreas altas, a mínima é de 17°C e máxima de 32°C.
No Norte capixaba, o sol também fica entre nuvens e ocorrem pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. O calor também continua na região, com temperatura mínima de 21°C e máxima de 40°C.
Na região Noroeste, o sol fica entre nuvens e podem ocorrer pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. Nas áreas menos elevadas, a temperatura mínima é de 21°C e máxima de 39°C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, a mínima é de 19°C e máxima de 36°C.
Comentários