X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Chegada de "ciclone bomba" traz chuva e faz temperaturas caírem no Estado


Imagem ilustrativa da imagem Chegada de "ciclone bomba" traz chuva e faz temperaturas caírem no Estado
|  Foto: Reprodução/Freepik

O mês de junho se despede de 2020 com a formação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical que pode atingir algumas cidades do sul do Espírito Santo nesta quinta-feira (02). Chamado de "ciclone bomba", o fenômeno pode trazer chuva e derrubar a temperatura nessas cidades, de acordo com o Instituto Climatempo.

O instituto explica que os ciclones de forma geral são áreas de baixa pressão atmosférica. Um ciclone é chamado de "ciclone bomba" quando a pressão atmosférica no seu centro cai consideravelmente (24 hPa) em um período de 24 horas. Então, essa expressão existe e está ligada a esta situação de atenção, para queda acentuada da pressão em curto período de tempo.

Ainda segundo o Climatempo, nesta terça-feira (30), dois sistemas vão se formar a partir da intensificação de nuvens carregadas, que já podem ser observadas entre o Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. 

Ao longo desta quarta-feira (1º), o ciclone e a frente fria avançam sobre as Regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e provocam chuvas em praticamente todas as áreas dos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.

Já na quinta-feira (2), a frente fria avança no mar e o ar frio continua pelo interior do Brasil fazendo a temperatura baixar em mais áreas do Sudeste. De acordo com o instituto, a chuva chega ao Espírito Santo, mas ocorre apenas na região Sul.

Incaper prevê chuva fraca para todo o Estado 

Já o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em previsão publicada no site, diz que na quinta-feira todo o Estado pode ter mudanças nas condições do tempo com a passagem da frente fria e que a previsão é de chuva fraca em todas as regiões capixabas.

Segundo o Incaper, "são esperadas algumas aberturas de sol e um menor volume de chuvas apenas em alguns trechos das regiões Norte e Noroeste do Estado. Os ventos sopram como moderada intensidade pelo litoral, podendo ocorrer algumas rajadas entre o litoral sul e o metropolitano".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: