Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Cartão de visitas

Coluna foi publicada nesta quarta-feira (20)

Painel da Folha de São Paulo | 20/12/2023, 11:10 h | Atualizado em 20/12/2023, 11:12

Imagem ilustrativa da imagem Cartão de visitas
PSB se anima com a possibilidade de o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, ser alçado à chefia da pasta |  Foto: Reprodução/X

O PSB voltou a se animar com a possibilidade de o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, ser alçado à chefia da pasta, após a saída de Flávio Dino. Dirigentes da legenda foram explícitos em defender essa alternativa na filiação do apresentador José Luiz Datena, na terça-feira (19).

O lançamento de um aplicativo para bloquear celulares roubados, que teve participação central de Cappelli, ajudou a dar projeção a ele, contribuindo para o otimismo dos socialistas.

Desfalque

Jair Bolsonaro (PL) sofreu uma baixa na sua equipe de advogados neste final de ano. Ademar Costa, um dos principais responsáveis pela defesa técnica nos processos que ele enfrenta na Justiça Eleitoral, deixou o escritório do ex-ministro do TSE Tarcísio Vieira, contratado pelo PL.

O ex-presidente enfrenta 16 acusações de uso da máquina na campanha eleitoral do ano passado. Ainda faltam 10 para serem julgadas. Em três ele foi condenado, tornando-se inelegível até 2030.

Desconto

A Geap, operadora de planos de saúde dos servidores públicos da União, faz estudos para reduzir o valor dos convênios pagos pelos funcionários, o que poderia beneficiar mais de 300 mil pessoas.

O diretor-presidente, Douglas Figueredo, se reuniu na semana passada com a ministra Esther Dweck (Gestão) e disse ser possível diminuir o patamar e garantir qualidade do atendimento.

Safra

Entidades do setor de biodiesel entregaram ao governo Lula carta na qual pedem a revogação da resolução do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) que autoriza a importação do combustível para uso na mistura obrigatória ao óleo diesel no País.

No documento, elas afirmam que a resolução “é uma eminente ameaça à participação de milhares de agricultores familiares nesta cadeia produtiva”.

Memória

A deputada estadual Beth Sahão (PT-SP) apresentou projeto para criar o Dia da Democracia em São Paulo, além de agraciar com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo as viúvas Clarice Herzog, do jornalista Vladimir Herzog, e Eunice Paiva (postumamente), do deputado Rubens Paiva. Ambos foram mortos pela ditadura. A homenagem ocorrerá em abril, aniversário de 60 anos do golpe.

Tá limpo

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou na última quinta (14) as contas do governo estadual referentes a 2022, da gestão dos ex-governadores João Doria (sem partido) e Rodrigo Garcia (PSDB). A decisão seguiu veredito do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que já havia aprovado o balanço financeiro. De acordo com o relatório, São Paulo registrou no ano passado superávit de R$ 9,3 bilhões.

Fala grosso

A Câmara de Vereadores de São Paulo e o Tribunal de Contas do Município têm pressionado o prefeito Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição no ano que vem, a ter uma atitude mais incisiva na negociação a respeito da privatização da Sabesp com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Fatia

Na segunda (18), em reunião com Nunes, o presidente do Legislativo paulistano, Milton Leite (União Brasil), e conselheiros do tribunal enfatizaram a necessidade de que o Executivo se posicione para que a cidade receba fatia dos recursos proporcional à sua participação no faturamento da estatal (45%).

Diz que fui por aí

Secretária de Relações Internacionais da capital, Marta Suplicy entrou em férias em meio às tratativas para que volte ao PT e seja vice na chapa de Guilherme Boulos (Psol). Ela retorna apenas em 13 de janeiro. Nesta segunda (18), Marta não participou da reunião do secretariado de Nunes e sua ausência gerou curiosidade em colegas que não sabiam que a ex-prefeita ficaria fora nesse período.

Batismo

O diretório estadual do Psol de São Paulo entrou com ação no Tribunal de Justiça pedindo a suspensão de lei que permite a venda de “naming rights” para eventos e equipamentos da capital. A legislação foi sancionada pelo prefeito no dia 14. Autores da ação, os deputados Luciene Cavalcante (federal) e Carlos Giannazi (estadual) e o vereador Celso Giannazi dizem que é “evidente mercantilização do espaço público”.

Cimento

O governo de São Paulo prepara um pacote de investimentos para escolas de ensino integral, que inclui R$ 1,6 bilhão para PPPs (parcerias público-privadas) para 33 unidades educacionais. A previsão é que os recursos sejam empregados na construção, gestão e operação das escolas.

A parte pedagógica permanecerá sob responsabilidade da Secretaria de Educação. O modelo, inédito no estado, atende à promessa da gestão Tarcísio de privatizar inclusive áreas sociais.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: