Viagem pelas raízes pomeranas de Santa Maria de Jetibá
O município da região serrana do Espírito Santo tem a maior colônia pomerana do mundo e preserva as origens dos imigrantes
Siga o Tribuna Online no Google
Na Região Turística dos Imigrantes, um destino capixaba convida a conhecer uma herança rara no Brasil e também fora do país. Santa Maria de Jetibá é reconhecida como a maior colônia pomerana do mundo e preserva costumes, arquitetura, gastronomia e até o idioma de um povo cuja terra de origem deixou de existir oficialmente no mapa europeu.
A antiga Pomerânia ficava entre a Alemanha e a Polônia e, depois da Segunda Guerra Mundial, desapareceu como território. Antes disso, no século XIX, diante das difíceis condições de vida por lá, famílias pomeranas encontraram no Espírito Santo um lugar para recomeçar. Em Santa Maria de Jetibá, criaram raízes profundas e evidentes até hoje no cotidiano.
A cultura ancestral permanece viva na cidade. O idioma pomerano é língua cooficial no município, ensinado nas escolas, falado entre moradores e ouvido por quem caminha pelas ruas e visita comunidades do interior.
A dança e a música pomeranas ditam o ritmo do passeio, e o legado de respeito às raízes contagia crianças e jovens, que se interessam por preservar as tradições. Fritz Boldt, de 17 anos, aprendeu há dois anos a tocar concertina. Quando questionado sobre o porquê do interesse musical, ele disse que foi o instrumento que os pomeranos trouxeram.
Para quem deseja mergulhar nessa história, um dos principais endereços é o Museu da Imigração Pomerana, no Centro, que reúne réplicas de casas típicas, roupas e objetos dos imigrantes.
Outra experiência marcante está no Memorial Waiand Huss, em Alto Santa Maria, onde a memória vira vivência. No local, a dona Marineuza Plaster Waiandt guia os visitantes em uma casa típica pomerana e compartilha detalhes da rotina das antigas famílias, alguns preservados até hoje. O roteiro, que precisa ser agendado, inclui almoço típico e até encenação do famoso casamento pomerano, tradição repleta de rituais.
A viagem pelas raízes de Santa Maria de Jetibá também passa pelo artesanato local. A Casa Pomerana, ou Casa do Artesão, no Centro, reúne peças produzidas por artistas do município, como a Sirleide Pesente Kerckhoff e a Vera Lúcia Uhlig. Tem uma variedade de opções para quem quer presentear ou levar para casa uma lembrança da cidade.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários