Por dentro dos costumes locais em Itaguaçu
Vivências autênticas, gastronomia local e histórias marcantes fazem de Itaguaçu um roteiro de experiências inesquecíveis
Turistar em Itaguaçu é experimentar costumes locais, imergir no dia a dia dos moradores e colecionar momentos que ficam guardados no coração. A acolhida, os sabores e as histórias tornam o passeio especial.
Começar o dia em Barro Preto, com um café da manhã na casa da Jocileia e do José Binda, em meio ao verde e à beleza das flores, é uma delícia, literalmente. A mesa é farta, com quitutes caseiros que combinam bem com o Café Immigrante, produzido pelo casal.
“Aqui estamos sempre prontos para receber os visitantes e mostrar o passo a passo da produção dos nossos cafés especiais, desde a seleção dos grãos que cultivamos até a o preparo de uma bebida deliciosa. É só agendar”, diz Jocileia. O contato é o (27) 99695-3354.
Em Alto Sobreiro, a Raysa Sala Moreira cultiva o Café Camponesa e faz deliciosos pães de nata, que são vendidos em feiras da região e enviados para outras cidades. Para conhecer é só entrar em contato pelo telefone (27) 99907-2439.
Itaguaçu é um dos maiores produtores de banana do Espírito Santo, e isso reflete na culinária local. No restaurante Elci Monteiro Cozinha Afetiva, a fruta vira estrela do cardápio. Só de pensar no sabor do nhoque de banana com molho branco e ragu de linguiça, dá vontade de voltar à cidade.
“É uma receita que é a cara de Itaguaçu. Os ingredientes são típicos da nossa terra, da banana para fazer a massa à linguiça que dá um gosto especial a essa experiência gastronômica”, cita o chef Elci.
Mais uma dica: não vá embora sem conhecer a dona Luzia dos Anjos, em Lagoinha, onde a prefeitura está formatando uma rota de turismo de experiência. Aos 95 anos, ela é exemplo de força e compartilha, além da lição de vida, sabores deliciosos, de legumes em conserva a doces e licores.
Parceria de sucesso entre mãe e filha
No centro de Itaguaçu, a Lanchonete Boa Família é uma opção para moradores e turistas saborearem lanches e sucos deliciosos. Josania Karla Vitor Salla e Sônia Maria Hilário Vitor, filha e mãe, comandam juntas o empreendimento, que contou com o apoio do Bandes, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, para se desenvolver. Hoje, a lanchonete faz parte da rede que fortalece o turismo na cidade.
Biscoitos típicos
Biscoitos de polvilho produzidos em Itaguaçu ganham o Espírito Santo, mas saboreá-los diretamente na fonte tem um gostinho especial. Na Padaria Capital, no centro da cidade, é possível encontrá-los, sempre fresquinhos, em embalagens de tamanhos variados. A tradição de produzir os biscoitos atravessa gerações: Reiner Luís Casagrande aprendeu com o pai e hoje, ao lado da esposa, Valdice Krause Casagrande, passa o aprendizado para o filho. Unida, a família comanda uma indústria local, que vem crescendo a cada dia e tornando mais conhecidos os sabores de Itaguaçu.
Experiências
Onde comer e se hospedar
Elci Monteiro Cozinha Afetiva
No Centro. Tel.: (27) 99612-3849
Lanchonete Boa Família
No Centro. Tel.: (27) 99718-5317
Padaria Capital
No Centro. Tel.: (27) 3725-1235
Restaurante Paladar
No Centro. Tel.: (27) 3725-1112
Bar e Restaurante do Negão
No Centro. Tel.: (27) 99533-827
Lanchonete do Bola
No Centro. Tel.: (27) 99927-8624
Choperia Popular
No Centro. Tel.: (27) 3725-0129
Kasebre Rock Bar
No Centro. Tel.: (27) 99993-5457
Big Lanche
No Centro. Tel.: (27) 99818-2505
Rei dos Lanches
Centro. Tel.: (27) 99912-5658
Lanchonete Barro Preto
No Centro. Tel.: (27) 99728-4202
Cafeteria da Rhay
No Centro. Tel.: (27) 99709-0970
Graúdos Bar e Restaurante
No Centro. Tel.: (27) 99806-3005
Hotel e Restaurante Amigão
No Centro. Tel.: (27) 3725-1306
Pousada Recanto da Pedra
Em Alto Sobreiro. Tel.: (27) 997675150
Hotel Beira Rio
No Centro. Tel.: (27) 3725-0399 / 99977-5268
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários