Italemanha tem shows para todas as idades
Domingo (02) é o último dia do Festival Ítalo-Germânico, com mais de 10 horas de programação, com desfile e shows
Escute essa reportagem
O tradicional Festival Ítalo-Germânico de Marechal Floriano, que celebra a colonização italiana e alemã na cidade, termina neste domingo (02). O último dia da Italemanha, como a festa é popularmente conhecida, terá mais de 10 horas de programação, com atrações para todas as idades.
As atividades, que estão sendo realizadas na avenida Arthur Haese, começam às 9 horas, com o desfile cultural realizado por moradores, famílias tradicionais e comerciantes do município.
Leia mais notícias de Caçadores de Destinos aqui
Vestidos com trajes típicos, eles vão exaltar a história local, homenageando os antepassados que desbravaram a região e formaram as comunidades que deram origem ao município de Marechal Floriano. Logo depois, às 10 horas, serão abertas as barraquinhas onde moradores e visitantes poderão se deliciar com comidas típicas.
Os escritores da cidade também serão prestigiados, com apresentação ao público da festa ao meio-dia, dando início à agenda vespertina. Em seguida, às 13 horas, a programação cultural será reforçada com a apresentação dos grupos de dança da região.
A criançada vai fazer a festa às 16 horas, quando começa o show da dupla de palhaços Patati e Patatá. A Banda Brasitália assumirá o palco principal às 19 horas, animando o público com canções italianas.
Para encerrar a programação da 21ª Italemanha, a banda Replay vai cantar sucessos nacionais e internacionais do pop e do rock.
Maior evento de Marechal Floriano, voltado para moradores e turistas, o festival começou na última quinta-feira, com o tradicional desfile para a eleição das rainhas e princesas da Italemanha.
“Festa histórica”
“A Vigésima primeira edição da Italemanha vai ficar para a história de Marechal Floriano. Neste ano, tivemos atrações nacionais para todos os gostos, desde rock, músicas tradicionais e sertanejo. Nosso objetivo é
trazer alegria, entretenimento e descontração para os nossos cidadãos e para os turistas que visitam a cidade. A festa está sendo um sucesso!”
João Carlos Lorenzoni, prefeito de Marechal Floriano
Animais ganham abrigo e cuidado
O primeiro e único zoológico do Espírito Santo, o Zoo Park da Montanha, fica em Marechal Floriano. O local foi aberto em junho de 2012, com o objetivo de acolher animais em situação de risco apreendidos ou resgatados.
“Com exceção dos que nasceram no zoológico, todos os animais que atualmente estão conosco foram vítimas de situações como tráfico, atropelamentos, vendas e compras ilegais e maus-tratos ou vieram de outros zoológicos. Recebemos todos com muito carinho”, disse a proprietária do local, Rosângela Vieira de Souza.
A equipe do zoológico se dedica, segundo ela, ao cuidado desses animais e avalia quais deles têm condições de voltar para a natureza. “Os que não podem voltar ficam e recebem toda a atenção necessária”, garantiu.
Chegam ao Zoo Park da Montanha animais vindos de diversos estados. Um lobo-guará, por exemplo, foi vítima de armadilha de caça em Minas Gerais. Um gato-mourisco veio de Salvador, na Bahia, após ser atropelado e perder uma perna.
“Temos araras e papagaios vítimas de tráfico e maus-tratos. Alguns deles não voam porque foram mutilados. No Zoo, trabalhamos para proporcionar a eles um ambiente bem próximo da natureza, com qualidade de vida”.
No local, é possível aprender sobre a alimentação dos animais, além dos cuidados para cada um.
O Zoo Park da Montanha fica na localidade de Rio Fundo, na Rodovia Romeu Nunes Vieira, e abre para visitação de terça a domingo, das 9 às 16 horas. A entrada cheia custa R$ 50.
Produção de vinhos, conhaque e cervejas
As bebidas produzidas em Marechal Floriano também fazem sucesso. Vinícola e fábrica de cervejas artesanais entram no roteiro de quem sobe a serra para curtir a cidade. Por lá, é possível apreciar vinho feito especialmente para harmonizar com a moqueca capixaba e também o primeiro conhaque feito no Espírito Santo.
Há seis anos, o empresário Sereno Gardin Rubert abriu no distrito de Victor Hugo a Vinícola Gardin Rubert, onde, atualmente, produz oito tipos de vinho. Entre eles está o Moquem, branco feito especialmente para combinar com pratos à base de peixe, como a moqueca. “No ano passado, comecei a produzir o primeiro conhaque, o vinho destilado, do Estado. Eles são vendidos na vinícola e em lojas de produtos regionais”, contou.
A vinícola abre de quinta a domingo, das 10 às 17 horas.
Em Santa Maria, a Cervejaria Bourbon é uma novidade. Aberta em março deste ano, produz seis estilos de cervejas artesanais.
“Sou produtor de café e, há cinco anos, produzo cerveja em casa. Senti que na região faltava um empreendimento nesse formato e decidi investir”, disse o proprietário, Caio Cesar Klippel Krohling. A Bourbon abre de sexta a domingo.
SERVIÇO
Telefones úteis em Marechal
Prefeitura Municipal de Marechal Floriano: (27) 3288-1111
Câmara Municipal: (27) 3288-1925 / (27) 3288-1250
Centro de saúde Ary Ribeiro da Silva/PA: (27) 3288-1961
Hospital de Domingos Martins: (27) 3268-1499
Samu: 192
Bombeiros: 193
Polícia Militar: 190
Polícia Civil em Marechal Floriano: (27) 3288 2770
Cesan: 3288-1216
Fonte: Prefeitura Municipal de Marechal Floriano.
“Pérola do Sul” vai ser destaque
Na próxima edição do projeto Caçadores de Destinos, o destaque será para Marataízes, conhecida como a “Pérola Sul Capixaba”. Quem já passou ou vai passar por Marataízes também pode enviar o seu vídeo da cidade para ser mostrado na reportagem que será exibida pela TV Tribuna/SBT. Basta enviar para o WhatsApp: (27) 99878-4435. Não se esqueça de colocar o seu nome.
Comentários