Aventura a 2.891 metros de altura no Pico da Bandeira
Rota mais utilizada para visitar o parque fica do lado capixaba de acesso à montanha que está entre Espírito Santo e Minas Gerais
O ponto mais alto do Espírito Santo fica no Caparaó, Região Sul do Estado. Com 2.891 metros de altura, o Pico da Bandeira é o terceiro maior do Brasil, atrás apenas do Pico 31 de Março e do Pico da Neblina, ambos no Amazonas.
O nome da montanha surgiu em 1859, quando Dom Pedro II determinou que a bandeira do Império fosse fixada em seu cume. O maciço faz divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais, localizado no Parque Nacional do Caparaó.
De acordo com o Ministério do Turismo, a Unidade de Conservação (UC) reúne cinco dos 10 picos mais altos do Brasil, consolidando-se como o principal destino para a prática de montanhismo na Região Sudeste.
Entre no nosso canal e receba notícias em seu WhatsApp.
Para chegar até o Pico da Bandeira, o visitante passa por trilhas que cortam a Mata Atlântica e três bacias hidrográficas: dos rios Itabapoana, Itapemirim e Doce.
São 32 mil hectares de extensão, que exigem muitos cuidados. Parte das funções passa por entender o que a legislação diz sobre os parques ambientais.
Atualmente, há duas grandes categorias de unidades de conservação.
“O Parque do Caparaó está inserido na Unidade de Conservação de proteção integral. Isso significa que nos é dada permissão da visitação e não da exploração direta do local”, explica Dândara Fernandes, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Para chegar ao topo, existem diferentes caminhos, cada um deles com uma experiência única.
A rota mais tradicional parte da portaria do parque que fica em Pedra Menina, no lado capixaba da reserva. Pelo lado mineiro, o acesso é feito pela portaria de Alto Caparaó.
Há quem escolha enfrentar a montanha durante a madrugada, para assistir o nascer do sol no cume. Outros preferem caminhar apreciando com calma a beleza das montanhas ao redor.
Independente disso, todos os caminhos levam a uma paisagem de tirar o fôlego: com um pôr do sol panorâmico e montanhas entre nuvens, formando um dos principais cartões-postais do Espírito Santo.
Riqueza em fauna e flora da região
A preservação ambiental é um ponto importante quando se fala do Pico da Bandeira. Ao redor do maciço vivem milhares de espécies de plantas e animais, muitos deles endêmicos, isto é, só existem naquela região.
“Além desses animais, que vivem em todo o Parque Nacional do Caparaó, há cerca de 2 mil espécies de plantas diferentes. Quando pensamos nos animais, são cerca de 300 tipos diferentes. Desses, 64 estão na lista dos mais ameaçados de extinção”, afirma Waldomiro de Paula Lopes, analista ambiental do ICMBio.
O especialista conta que, dentre elas estão o Muriqui-do-Norte, o maior primata das Américas, além de grandes felinos, como a Jaguatirica, a Suçuarana, o Gato Maracajá e o Jaguarundi.
Assim, o parque funciona como uma grande reserva da biodiversidade, protegendo uma rica variedade de espécies da fauna e da flora. Essa diversidade é resultado das diferenças de altitude ao longo da área protegida.
Saiba Mais
Reservas
- Os visitantes que forem pernoitar na reserva devem fazer um agendamento no site do Parque Nacional do Caparaó.
- Já aqueles que quiserem passar apenas o dia no parque, não precisam fazer o agendamento.
O que é permitido
- Nadar, fazer trilha, fotografar, fazer piquenique, acampar, fazer churrasco (nas áreas delimitadas), além de fazer visitas escolares e pesquisa.
O que não é permitido
- É proibido coletar plantas e animais nativos, fazer fogueiras, consumir lenha local, levar pets, ingerir bebida alcoólica e entorpecentes, usar aparelho de som ou instrumento musical e usar drone sem autorização.
O que você deve levar
- Lanternas, garrafas térmicas, corta-vento, casaco impermeável, toalha de banho, bastão de trilha, sapatilha aquática, balaclava, bota de trilha, isolante térmico, barraca, colchão inflável ou saco de dormir.
Entrada
- A entrada para o Parque Nacional do Caparaó, onde fica o Pico da Bandeira, é gratuita. A diária no local também não é cobrada.
Modalidades de visitação
Subida ao Pico da Bandeira
- Sem reserva.
- Entrada das 7 horas às 9 horas.
Visita a mirantes e cachoeiras
- Sem reserva.
- Entrada das 7 horas às 17 horas.
Travessia entre as portarias
- Diurna é sem reserva. Noturna, com reserva.
- Entrada das 7 horas às 17 horas.
Acampamento
- Com agendamento prévio.
- Entrada das 9 horas às 17 horas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários