VÍDEO: Temporal com granizo afeta 26 mil pessoas e deixa mais de 150 feridos no RS
Um forte temporal com chuva de granizo causou estragos na cidade de Erechim (RS) no último domingo, 23. De acordo com a prefeitura, 26 mil pessoas foram afetadas e 152 ficaram feridas. Moradores registraram a passagem do temporal em vídeos (assista acima). O município decretou situação de emergência.
Conforme o Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a queda de granizo foi causada pela atuação de uma área de baixa pressão combinada ao calor e umidade presentes na região norte gaúcha. O centro emitiu três alertas de temporal para a região.
Nesta segunda-feira, 24, a prefeitura divulgou balanço que indica que 6,4 mil famílias tiveram problemas relacionados ao temporal. Até o início da tarde, havia 12 desabrigados na cidade. Lonas e telhas estão sendo distribuídas para os moradores. Muitos telhados foram destruídos com a força da chuva de granizo.
A cidade, que está sem aulas, registrou estragos em 15 escolas municipais e outras 20 estaduais. Além disso, foram atingidas 12 unidades de saúde, o prédio da Secretaria de Saúde, três CAPS e dois CRAS. Mais de 320 clientes ainda estavam sem energia elétrica na tarde desta segunda.
“Agora é ter calma e tranquilidade. Não teve óbitos. Não vai ser simples, mas nós vamos passar essa travessia e vamos nos recuperar”, afirmou o prefeito de Erechim, Paulo Polis (MDB). O município montou um gabinete de crise para gerir os problemas causados pelo temporal.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), autorizou nesta segunda-feira o repasse emergencial de R$ 1,5 milhão do Estado ao Fundo da Defesa Civil de Erechim. O dinheiro será usado na compra de telhas para as famílias em situação de vulnerabilidade.
Comentários