VÍDEO: ‘Aulão’ sobre IA no Mineirão tem pancadaria entre alunos
Um “aulão” sobre inteligência artificial organizado pelo governo de Minas Gerais teve pancadaria entre estudantes nas arquibancadas do estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Vídeos da confusão circulam nas redes sociais. Não há informações sobre feridos.
O evento, que reuniu cerca de 20 mil estudantes da rede estadual de ensino, foi anunciado pelo governo como “a maior aula presencial de IA do mundo”. Em nota, a Secretaria de Estado da Educação lamentou o ocorrido e informou que um processo interno de investigação será instaurado para identificar as responsabilidades no caso.
Segundo a secretaria, o episódio foi rapidamente controlado pelos bombeiros civis e seguranças contratados, o que garantiu a continuidade do evento. A Polícia Militar (PM) também foi acionada. O Estadão entrou em contato com a PM e aguarda retorno.
“A maior parte dos participantes, estudantes e professores, permaneceram em seus lugares ao longo do evento, com comportamento responsável e acompanhando a programação, conforme o propósito da iniciativa de ampliar o conhecimento sobre IA para a comunidade escolar”, afirmou a pasta.
Ainda de acordo com a secretaria, todas as medidas de segurança foram adotadas para garantir a integridade de estudantes, educadores e outros presentes.
“Todos os alunos envolvidos receberam atendimento individualizado e contarão com acompanhamento do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE), formado por psicólogos e assistentes sociais especializados em apoio psicossocial e em ações educativas de prevenção à violência, ao bullying e a outras violações”, informou.
O aulão foi realizado em parceria com o Google. Em nota, a empresa informou que “alguns alunos entraram em conflito nas arquibancadas”.
“Lamentamos o ocorrido e informamos que, após a contenção da situação pela segurança do evento, o treinamento foi oferecido aos estudantes presentes conforme planejado”, afirmou a empresa.
Comentários