X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Tacógrafo de ônibus que capotou com corintianos estava vencido, diz instituto

Segundo o Ipem, o último certificado foi emitido em 24 de outubro de 2018, com validade até 9 de outubro de 2020


Imagem ilustrativa da imagem Tacógrafo de ônibus que capotou com corintianos estava vencido, diz instituto
O ônibus com torcedores do Corinthians capotou na madrugada de domingo na Fernão Dias, em Brumadinho (MG). |  Foto: Reprodução/X

O tacógrafo do ônibus que capotou e deixou sete torcedores do Corinthians mortos na madrugada de domingo (20), em Igarapé (MG), estava vendido havia três anos, de acordo com o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do estado de São Paulo.

Segundo a autarquia, o último certificado foi emitido em 24 de outubro de 2018, com validade até 9 de outubro de 2020. A verificação do tacógrafo deve ser feita a cada dois anos, diz o órgão.

Leia mais notícias Nacionais aqui

O ônibus também estava irregular, pois não possuía registro nem autorização para realizar o transporte interestadual de passageiros. "Portanto a viagem é considerada irregular", afirmou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O veículo pertence a uma empresa com sede em Jacareí (SP). A Folha tentou contato com a empresa por meio de um telefone fixo e um celular que não completam a ligação. Um segundo número de celular direciona para a caixa postal. As mensagens de texto enviadas não foram visualizadas.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

COMO FUNCIONA O TACÓGRAFO

O cronotacógrafo, conhecido popularmente como tacógrafo, guarda informações como distância percorrida pelo veículo, velocidade e tempo de direção do motorista. O dispositivo contém um diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias.

Segundo o Ipem, o tacógrafo é um equipamento obrigatório em todos os veículos de transporte com peso acima de 4.536 kg ou com capacidade para mais de dez passageiros. Ele é fundamental para a segurança em ruas e estradas e é considerado a "caixa preta" de ônibus, caminhões e vans escolares, afirma o instituto.

Todas as informações contidas no tacógrafo são aceitas e utilizadas legalmente em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo.

Além de ser de uso obrigatório, o tacógrafo deve passar por verificação metrológica. Os ensaios metrológicos são enviados ao Ipem para que sejam feitas análises e, no caso de aprovação, é emitido o certificado de verificação, válido por dois anos em todo o território nacional.

O Ipem reforça que usuários e passageiros devem observar as condições do veículo. É preciso verificar, por exemplo, se possui o certificado de verificação do tacógrafo vigente e exigir desses prestadores de serviço a comprovação de regularidade deste instrumento.

É possível verificar a situação do equipamento neste site.

Se houver desconfiança de alguma irregularidade, denúncias podem ser feitas ao Ipem por meio do telefone 0800-0130522, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; pelo e-mail [email protected]; ou no site www.ipem.sp.gov.br.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: