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Brasil

Sistema de ejeção salva pilotos da FAB pela 2ª vez em acidentes; saiba como é

Duas aeronaves colidiram em São Paulo nesta sexta-feira; ninguém morreu


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Imagem ilustrativa da imagem Sistema de ejeção salva pilotos da FAB pela 2ª vez em acidentes; saiba como é
Modelo T-27 Tucano, como os envolvidos em acidente |  Foto: Divulgação / Agência Força Aérea

Após colidir com outra aeronave durante treinamento de voo nesta sexta-feira (1º), um piloto da Força Aérea Brasileira (FAB) conseguiu se salvar minutos antes da aeronave em que ele estava cair em Pirassununga, na região de Piracicaba, no interior de São Paulo. Isso graças ao sistema de ejeção da aeronave, mesmo mecanismo utilizado por outro piloto da FAB no dia 22 de outubro, na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, minutos antes de seu avião cair.

Como mostrou o Estadão logo após o caso na Grande Natal, o sistema de ejeção é simples e rápido, de acordo com especialistas . "O objetivo é criar energia suficiente para o piloto se afastar cerca de 60 metros da aeronave, distância segura para que ele não seja atingido pela cauda, por exemplo", disse o professor Valmar Gama, diretor de programas e tecnologia da Associação Brasileira de Segurança de Voo (Abravoo).

Essa energia pode ser criada de duas formas:

- No sistema explosivo, o piloto aciona um compartilhamento localizado embaixo do banco que explode e empurra o assento para cima - a cadeira é fixa em um trilho vertical.

- No sistema balístico, a cadeira é ejetada por foguetes laterais que fazem sua sustentação.

Atualmente, as aeronaves usam uma combinação dos dois sistemas - explosivo e balístico - para garantir a segurança da ejeção, explica Gama. "A ejeção funciona, inclusive, com o avião parado e ao nível do solo", explica.

Existe outro dispositivo que facilita a "fuga" do piloto. A cadeira possui duas hastes (ou chifres) no encosto que são capazes de quebrar a redoma de proteção da aeronave - se ela não se abrir automaticamente.

Fora da aeronave, quando ainda está no ar, o piloto é protegido por um sistema com três paraquedas. O primeiro é acionado automaticamente. "Já fora da aeronave é acionado o paraquedas e o piloto é também separado do assento", disse o especialista Roberto Peterka.

O piloto ejetado nesta sexta-feira em Pirassununga foi resgatado por equipe de salvamento da FAB próximo à Rodovia Anhanguera, que passa por Pirassununga. Seu estado de saúde não foi revelado. A aeronave, um Embraer T-27 Tucano, caiu e ficou destruída, como mostram vídeos de populares.

Não houve vítimas, segundo a FAB. O piloto do segundo avião envolvido na colisão conseguiu pousar em segurança. Ele também realizava treinamento de voo na Academia da Força Aérea (AFA), uma das principais instituições de formação da FAB e responsável pelo treinamento dos pilotos militares da Aeronáutica.

Informações iniciais apontam que o leme de uma aeronave se chocou com a hélice da outra, resultando em sérios danos a ambos os aviões Tucanos. "O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram", informou a FAB em nota.

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