X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Prefeitura investiga três mortes por infecção em escola no interior de MG

Outros 4 alunos também teriam ficado doentes


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura investiga três mortes por infecção em escola no interior de MG
O quadro está possivelmente associado a uma bactéria |  Foto: Reprodução/Canva

As mortes de 3 crianças por uma suposta infecção bacteriana estão sendo investigadas pela Secretaria de Saúde da cidade São João del-Rei, em Minas Gerais. Os casos começaram em setembro e as aulas nas escolas do município foram suspensas. Outros 4 alunos também teriam ficado doentes.

Algumas crianças começaram a apresentar febre, amigdalite, vômito, manchas e erupções na pele no último mês. O quadro está possivelmente associado com a bactéria streptococcus pyogenes. A Secretaria de Saúde disse que está investigando os casos, mas afirmou que a cidade não está enfrentando um surto.

Três crianças de 3, 9 e 10 anos morreram e outras quatro estão internadas sendo acompanhadas. Exames foram encaminhados para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed). "Estamos realizando estudos sobre esses casos para chegarmos a um diagnóstico", disse a Prefeitura em nota emitida na segunda-feira (23).

Um grupo de mães de alunos realizou um protesto em frente à Prefeitura, pedindo a suspensão das aulas. Até então, a decisão era que crianças com sintomas não frequentassem a escola. O pedido foi acatado e a escola ficará fechada até 5 de novembro.

Todas as escolas do município passarão por limpeza generalizada e dedetização. Um curso para os médicos também será ministrado, para que saibam identificar adequadamente a infecção.

A Prefeitura também alerta para o cuidado com notícias falsas: "Solicitamos a população que nos ajude a combater as notícias falsas, espalhadas pelas redes sociais, que só causam pânico e desinformação a todos".

COMO SE PREVENIR?

A Prefeitura de São João Del-Rei explicou que há algumas medidas protetivas a serem adotadas pela população.

Higienizar as mãos, usar álcool 70%, não compartilhar objetos pessoais e manter o esquema vacinal de acordo com o calendário nacional de imunização são as recomendações até o momento. Além disso, a pessoa que apresentar sintomas deve ser encaminhada para atendimento médico.

Em caso de dúvidas, procurar a unidade de saúde de referência mais próxima, a Secretaria Municipal de Saúde ou o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) através do telefone (31) 99744-6983.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: