X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Polícia investiga morte de criança de 11 anos após inalar desodorante aerossol

Conforme o Boletim de Ocorrência, a mãe da criança relatou que Brenda Sophia tinha o hábito de inalar desodorante


Ouvir

Escute essa reportagem

A polícia investiga a morte de uma criança de 11 anos após inalar desodorante aerossol. A menina sofreu uma parada cardiorrespiratória no último domingo, 9, em Bom Jardim, no interior do Pernambuco. Vídeos ensinando como ‘baforar’ o produto para provocar desmaios são disseminados por jovens online, em especial no TikTok.

O caso foi registrado como “morte acidental”, segundo a Prefeitura de Bom Jardim, e ainda está sendo apurado. O TikTok ainda não respondeu o Estadão sobre como pretende impedir que esse tipo de conteúdo continue circulando na rede social.

Imagem ilustrativa da imagem Polícia investiga morte de criança de 11 anos após inalar desodorante aerossol
Brenda Sophia tinha 11 anos e teve uma parada cardiorrespiratória supostamente após inalar desodorante aerosol |  Foto: Reprodução/Instagram: @bomjardim.pe.gov.br
Brenda Sophia tinha 11 anos e teve uma parada cardiorrespiratória supostamente após inalar desodorante aerosol.

A prefeitura de Bom Jardim diz que Brenda Sophia Melo de Santana foi levada pela mãe ao Hospital Municipal Dr. Miguel Arraes às 16h20 do domingo, 9, em estado grave. De acordo com informações da equipe médica, a criança teve parada cardiorrespiratória a caminho do hospital e chegou à unidade desacordada.

“Apesar dos esforços dos profissionais de saúde e da realização dos protocolos de reanimação, infelizmente, o óbito foi decretado após 40 minutos de atendimento”, diz o município, em nota.

Conforme o Boletim de Ocorrência, a mãe da criança relatou que Brenda Sophia tinha o hábito de inalar desodorante e já havia sido advertida “diversas vezes” pelos pais. “Até o momento, não há informações sobre como a criança teve acesso ao produto. O pai, a mãe e a avó prestarão depoimento para auxiliar na apuração dos fatos.”

O laudo que poderá esclarecer a causa definitiva do óbito ainda está sendo formulado pelo Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru.

Desafio perigoso é divulgado em rede social

O Estadão apurou que vídeos circulam no TikTok como um desafio, ensinando e incentivando jovens a inalar desodorante para provocar desmaios. A reportagem procurou a representante da rede social no Brasil e aguarda reposta sobre o controle de conteúdos prejudiciais à saúde.

A Prefeitura de Bom Jardim emitiu nota de pesar sobre a morte de Brenda Sophia. “Neste momento de imensa dor, nos solidarizamos com seus familiares, amigos, colegas e toda a comunidade escolar (à qual Brenda Sophia fazia parte). Que Deus conceda força e conforto a todos que sofrem com essa irreparável perda.”

Ao Estadão, a prefeitura disse que “reforça o compromisso com a segurança e o bem-estar de nossas crianças e adolescentes e alerta para a importância do diálogo e da orientação familiar sobre os riscos associados ao uso inadequado de substâncias químicas e produtos domésticos, bem como os perigos relacionados ao uso de smartphones, internet e redes sociais, especialmente em desafios virtuais que podem comprometer a saúde e a vida dos jovens”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: