Pista que avião tentou pouso em Ubatuba era pequena para o modelo da aeronave
Cessna Citation 525 CJ1 precisa de cerca de 840 metros para realizar o pouso, enquanto a cabeceira utilizada tem 560 metros
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O lado da pista no qual o avião de pequeno porte tentou pousar no aeroporto de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, não tinha o tamanho adequado para o modelo da aeronave. O Cessna Citation 525 CJ1 precisa de cerca de 840 metros para realizar o pouso, enquanto a cabeceira utilizada tem 560 metros.
O avião ultrapassou a pista e explodiu na praia do Cruzeiro, na manhã desta quinta-feira (9). Uma pessoa morreu, o piloto do jatinho Paulo Seghetto. Ele era natural de Goiânia (GO). Os quatro passageiros foram socorridos com vida e levados para hospitais da região.
O aeroporto de Ubatuba tem uma única pista, mas duas cabeceiras. Em um dos lados, no sentido morro, ela tem 940 metros, segundo a concessionária que administra o local e o site da Aeronáutica. O que atende ao manual da aeronave.
Do outro lado, porém, embora a pista tenha o mesmo tamanho, existe um recuo de 380 metros por conta da topografia da região, ou seja, no sentido do mar está disponível uma pista de apenas 560 metros. É nessa direção que a aeronave tentou fazer o pouso.
A concessionária afirma que não conta com controle de tráfego aéreo por conta do baixo movimento, cerca de 5.000 pousos ou decolagens por ano. Não existem informações sobre porque a aeronave tentou o pouco no sentido menor da pista ao invés de utilizar o lado com a metragem maior e adequada ao modelo.
A Rede Voa, que administra o aeroporto, afirma que as duas cabeceiras da pista estavam disponíveis para pouso nesta quinta. A empresa diz também que se solidariza com as vítimas.
"A Rede Voa informa que a pista do aeroporto de Ubatuba, administrado pela concessionária, é homologada para voos em condições visuais de meteorologia."
O avião de pequeno porte pertence à família Fries, conhecida como importante produtora rural em Mineiros, Goiás.
A família é produtora de soja em Goiás e viajava para Ubatuba a laser. Os donos do jatinho estão identificados no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O Cessna Aircraft modelo 525, de prefixo PR-GFS, foi fabricado em 2008. A data de compra registrada é novembro de 2020. A situação de aeronavegabilidade é normal, segundo registro da agência.
De acordo com a Rede Voa, chovia no momento do acidente, e a pista estava molhada. Após o pouso, a aeronave ultrapassou a pista e atravessou o alambrado da cabeceira.
Considerado bastante confiável para viagens curtas, o Citation 525 CJ1 é um jato com dois motores Williams e tem capacidade para voar até aproximadamente 2.700 km. A cidade de Mineiros, de onde partiu o avião, fica a cerca de 1.300 km de Ubatuba, local do acidente.
Com cerca de 13 metros de comprimento, o jatinho tem 14,4 metros de envergadura e pode atingir cerca de 720 km/h em cruzeiro. O modelo começou a ser comercializado no inicio dos anos 1990, passando por atualização na década seguinte.
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