X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Imagem do Papa em vagão de metrô volta a viralizar e fotógrafo relembra história

Na imagem, feita pelo fotógrafo Pablo Leguizamon, o pontífice aparece dentro de um vagão do metrô de Buenos Aires


Ouvir

Escute essa reportagem

Uma foto do papa Francisco tirada em 24 de maio de 2008 voltou a viralizar nas redes sociais após sua morte na última segunda-feira, 21. Na imagem, feita pelo fotógrafo Pablo Leguizamon, o pontífice aparece dentro de um vagão do metrô de Buenos Aires, na Argentina.

“Na época, eu trabalhava como freelancer e era estudante de fotojornalismo e não imaginava que ele seria papa. Mas senti que aquela imagem ia ganhar relevância ao longo do tempo”, disse Leguizamon a Splendid AM 990, uma emissora de rádio argentina.

O registro foi feito quando Jorge Mario Bergoglio era arcebispo de Buenos Aires e cardeal primaz. A foto ganhou notoriedade cinco anos depois, quando ele se tornou o papa Francisco.

“Estou postando novamente porque é de minha autoria. Ele viajava no metrô da linha A no trajeto Plaza Miserere - Plaza de Mayo para a celebração de Corpus Christi nas escadarias da Catedral de Buenos Aires”, publicou Leguizamon.

Ainda na última segunda-feira, o Subte de Buenos Aires, como é chamada a rede de subterrâneos da capital argentina, também fez um registro utilizando a imagem.

“Perdemos um líder que nos ensinou pelo exemplo. Antes de ser papa, Jorge Mario Bergoglio era mais um morador de Buenos Aires: andava pelas suas ruas, viajava de ônibus e usava o metrô, sempre com essa humildade que o caracterizava”, disse a publicação.

Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Bergoglio foi o 266º papa da Igreja Católica Romana. Eleito papa em 13 de março de 2013, sucedendo a Bento XVI, tornou-se o primeiro papa das Américas e o primeiro do hemisfério sul.

Desde o início de seu pontificado, papa Francisco foi reconhecido por sua humildade, preocupação com os pobres e compromisso com o diálogo inter-religioso.

O pontífice, inclusive, simplificou até mesmo o seu funeral. Ele será enterrado em um caixão simples de madeira e fora do Vaticano, pela primeira vez em mais de um século.

Francisco renunciou a uma prática secular, segundo a qual o chefe da Igreja é enterrado em três caixões interligados feitos de cipreste, chumbo e carvalho. Em vez disso, ele será enterrado em um único caixão de madeira revestido de zinco.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: