Grande Rio entra na Sapucaí com Virgínia no lugar de Paolla; e Salgueiro fecha os desfiles do Rio
Siga o Tribuna Online no Google
As últimas quatro escolas de samba pisam nesta terça-feira, 17, na Marquês de Sapucaí, fechando os 12 desfiles do Grupo Especial no Rio de Janeiro. Vice-campeã de 2025, a Grande Rio entra no Sambódromo com a estreia da influencer Virgínia Fonseca substituindo a atriz Paolla Oliveira à frente da bateria. Paraíso do Tuiuti e Vila Isabel também se apresentam, antes de o Salgueiro encerrar a última das três noites de apresentação.
A programação prevê que a primeira agremiação entre na avenida às 21h45, enquanto a última deve começar seu desfile entre 2h30 e 3h. Ainda há ingressos à venda; veja quanto custa um camarote na Sapucaí. Amanhã a apuração da campeã de 2026 está marcada para esta Quarta-Feira de Cinzas, 18, a partir das 16 horas.
Unidos de Vila Isabel (entre 23h20 e 23h30)
Traz na sequência o tema Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África, homenagem ao compositor, pintor e sambista Heitor dos Prazeres. Os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora constroem uma narrativa que funde música, artes plásticas e religiosidade.
Acadêmicos do Grande Rio (entre 0h55 e 1h15)
Vice-campeã em 2025, é a penúltima escola da noite e foca no Nordeste urbano para apresentar A Nação do Mangue, inspirado no movimento mangue beat, surgido no Recife nos anos 1990. A proposta do carnavalesco Antônio Gonzaga joga luz à contracultura, à crítica social e à estética híbrida que marcou o movimento liderado por artistas como Chico Science.
Acadêmicos do Salgueiro (entre 2h30 e 3h)
O Carnaval do Grupo Especial se encerra com a homenagem à carnavalesca Rosa Magalhães, maior campeã da história da Sapucaí, falecida em 2023. Após ficar fora do desfile das campeãs em 2025, a escola celebra o legado artístico, pedagógico e estético de Rosa, com desenvolvimento do carnavalesco Jorge Silveira.
Outros desfiles do Grupo Especial
15 de fevereiro
- Acadêmicos de Niterói
- Imperatriz Leopoldinense
- Portela
- Estação Primeira de Mangueira
16 de fevereiro
- Paraíso do Tuiuti
- Unidos de Vila Isabel
- Acadêmicos do Grande Rio
- Acadêmicos do Salgueiro
Comentários