X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Governo Lula lança portal sobre ações no RS diante de tragédia climática


O governo federal lançou nesta terça-feira, 14, o portal Unidos Pelo RS para concentrar informações, serviços e notícias sobre o apoio ao Rio Grande do Sul, impactado por fortes chuvas nas últimas semanas. A página reúne números sobre a ajuda do governo federal ao Estado gaúcho, discriminados por órgão e finalidade.

É possível consultar o investimento total da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o local, o número de hospitais de campanha, a quantidade de doações transportadas e os equipamentos e profissionais mobilizados para conter a tragédia. A ferramenta também tem orientações sobre como ajudar os atingidos com conteúdos sobre o que e como doar.

"A situação de calamidade no Rio Grande do Sul exige, além do trabalho conjunto de todo o governo, o reconhecimento à solidariedade da população brasileira", disse Márcio Macêdo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência. O site está hospedado na plataforma Brasil Participativo, coordenada pela pasta.

Na página, é possível acompanhar os números de mortes, pessoas e animais salvos, desalojados e pessoas em abrigos, além dos municípios afetados. Também reúne boletins informativos sobre a força-tarefa para a recuperação do Estado e de atendimento às prefeituras.

O governo informou que um dos focos é evitar a propagação de desinformação. "Com o lançamento do portal, o combate às fake news torna-se ainda mais efetivo, uma vez que a sociedade e a imprensa em geral contam agora com mais um canal oficial de informações atualizadas e precisas", diz o governo, em nota.

Entre os serviços destinados aos gaúchos, há previsões de inundação e do tempo, além do nível dos rios e acesso ao monitoramento hidrológico. Estão disponíveis ainda alertas de riscos e imagens de satélite. É possível acessar informações sobre adiantamento de Bolsa Família, FGTS-Calamidade, restituição de imposto de renda, abono salarial, seguro-desemprego, além da suspensão das parcelas do Minha Casa Minha Vida.

O site também reúne os telefones de canais de emergência oficiais, como Direitos Humanos (100), Central de Atendimento à Mulher (180), Bombeiros do Rio Grande do Sul (193) e Polícia Militar (190).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: