X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Frente fria deixa litoral de SP em alerta para fortes chuvas e ventania


Uma frente fria que chega ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 20, desloca-se rapidamente e já atinge o Estado de São Paulo na quinta-feira, 21. Com isso, o litoral norte paulista voltará a sofrer com chuvas fortes e volumosas, além de ventania, principalmente à tarde e à noite. As rajadas de vento podem chegar a 80 km/h. Na região de Ubatuba, no litoral norte, a previsão é de 50 mm de chuva para esta quinta-feira. Conforme a Meteoblue, as precipitações serão mais intensas entre sexta-feira, 22, e domingo, 24.

"Este sistema será diferente, pois chega ao Brasil com forte intensidade, devendo causar uma acentuada queda da temperatura e grande intensificação de ventos marítimos, que vão concentrar muita umidade entre as encostas da serra do mar e o litoral, reforçando as nuvens de chuva", estima a Climatempo.

Esta será a primeira frente fria do outono, que tem início nesta quarta-feira e vai quebrar o bloqueio atmosférico da forte alta pressão atmosférica, que gerou a onda de calor dos últimos dias em diversas áreas do País.

Na sexta-feira, a frente fria avança sobre o Rio de Janeiro, mas ainda causará muita instabilidade no litoral de São Paulo. "Além disso, a forte infiltração de umidade marítima começará a atuar para reforçar as condições para chuva. A região de Ubatuba terá uma sexta-feira chuvosa, com ventos moderados a fortes e poderá receber de 90 a 100 mm de chuva apenas durante a sexta-feira, o que representa quase metade da média normal de chuva para março", alerta a Climatempo.

Veja a previsão do tempo para os próximos dias em Ubatuba, segundo a Meteoblue:

- Quarta-feira: entre 25ºC e 29ºC;

- Quinta-feira: entre 26ºC e 33ºC;

- Sexta-feira: entre 23ºC e 28ºC;

- Sábado: entre 22ºC e 24ºC;

- Domingo: entre 23ºC e 25ºC.

No sábado, 23, o tempo permanece instável, com predomínio de céu nublado, chuva e temperatura amena no decorrer do dia. Menos volumosa, a deve ser frequente em grande parte do dia. "A combinação da chuva, céu nublado e ventos marítimos frios, de origem polar, deixam a temperatura amena o dia todo. Além disso, o mar deve ficar agitado", acrescenta a Climatempo.

No domingo, todo o litoral paulista ainda terá muita nebulosidade e chuva a qualquer hora, mas, em geral, com pouca intensidade. Há possibilidade de sol entre nuvens.

Os cálculos mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que a média de chuva em março na região de Ubatuba varia de 220 a 260 mm. "Apenas entre os dias 21 a 24 de março, a região de Ubatuba poderá receber cerca 150 a 250 mm de chuva. Na quinta, mas especialmente na sexta, há risco de alagamentos", reforça a empresa de meteorologia.

A Climatempo lembra ainda que em 30 dias, considerado o período entre 19 de fevereiro e 18 março de 2024, diversas áreas do litoral paulista receberam mais de 200 mm de chuva.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: