Falsos alertas são enviados sobre eventos climáticos extremos para celulares
Escute essa reportagem
Falsos alertas para eventos climáticos extremos, semelhantes aos que a Defesa Civil envia para avisar sobre situações de perigo, envolvendo chuvas, seca ou fortes ventos, foram recebidos por usuários de smartphones nesta quarta-feira, 27.
Emitidos por sistema cellbroadcast, os alertas verdadeiros fazem os celulares apitar de forma automática assim que a mensagem chega ao aparelho.
No caso dos falsos avisos enviados nesta quarta, as pessoas receberam mensagens com o texto "Alerta de emergência: extremo e Teste Warning message A+B", conforme prints da tela enviados ao Estadão.
As mensagens são consideradas falsas e podem estar sendo disparadas por supostos hackers.
A Defesa Civil diz que recebeu relatos sobre as mensagens e reportou o caso para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e para o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), responsável pela interface da plataforma dos envios dos alertas.
“Ambos os órgãos estão cientes dos fatos e prosseguem com apurações técnicas”, acrescentou a Defesa Civil, em nota.
Não há informações ainda sobre a autoria dos disparos e se os falsos alertas estão sendo enviados para a aplicação de golpes. Procurada, a Anatel ainda não se manifestou até a publicação do texto. A reportagem aguarda retorno.
Comentários