X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Europa está despreparada para os riscos climáticos crescentes, diz Agência Europeia do Ambiente


A Europa não está preparada para os riscos climáticos que crescem rapidamente, alertou a Agência Europeia do Ambiente (EEA, na sigla em inglês) em análise publicada nesta segunda-feira, 11. A instituição advertiu que muitos dos riscos associados às mudanças climáticas já chegaram a níveis críticos e podem se tornar catastróficos se não houver ação urgente.

Secas, incêndios florestais, enchentes e altas temperaturas deverão piorar na região mesmo nos cenários mais otimistas de aquecimento global, disse a agência. De acordo com sua primeira Avaliação Europeia dos Riscos Climáticos (EUCRA), as políticas europeias e ações de adaptação não estão acompanhando o ritmo dos riscos crescentes.

"A Europa é o continente que está aquecendo mais rapidamente no mundo, e os riscos climáticos estão ameaçando seus recursos hídricos, estabilidade financeira, seguridade energética e alimentar, ecossistemas, infraestrutura e a saúde da sua população", alertou.

A EEA falou que algumas regiões concentram múltiplos riscos. "O sul da Europa, em particular, está em risco de incêndios florestais e dos impactos do calor e da escassez de água na produção agrícola, no trabalho ao ar livre e na saúde humana. As inundações, a erosão e o avanço de água salgada ameaçam as regiões costeiras baixas da Europa, incluindo muitas cidades densamente povoadas", acrescentou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: