X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Estação da Linha 6-Laranja do Metrô ganha novo nome


Ouvir

Escute essa reportagem

O governo de São Paulo decidiu mudar o nome de mais uma estação da futura Linha 6-Laranja do Metrô. Inicialmente nomeada Vila Cardoso, a penúltima parada da zona norte agora vai se chamar estação Maristela, conforme decreto publicado nesta terça-feira, 18, no Diário Oficial do Estado.

Embora o texto não explique o motivo da alteração, o bairro onde a estação está sendo construída é conhecido como Jardim Maristela. A nova parada vai ficar na Estrada do Sabão, perto do Hospital Municipal da Brasilândia, e terá um terminal de ônibus integrado. As obras no local estão em 27% de execução, segundo a concessionária responsável.

A Linha 6-Laranja é construída por meio de uma parceria público-privada (PPP) entre o governo de São Paulo e o grupo espanhol Acciona, responsável pelas obras. Depois de inaugurado, o ramal será operado pelo consórcio LinhaUni, da qual a empresa faz parte, por 19 anos.

No último dia 10, o governo de São Paulo já havia alterado o nome da estação 14-Bis para 14 Bis-Saracura, devido aos vestígios arqueológicos do antigo Quilombo Saracura que foram encontrados no local.

Quando for concluída, a linha terá 15 quilômetros de extensão e 15 estações, ligando o bairro da Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim, na região central da capital paulista.

Com mais de mil dias de atraso em relação ao cronograma inicial, as obras estão sendo aceleradas. Com isso, o custo final vai aumentar. O início da operação parcial é previsto para 2026.

O governo estima que a linha vai transportar cerca de 630 mil passageiros quando estiver funcionando. O trajeto de ponta a ponta, que hoje dura uma hora e meia de ônibus, vai levar 23 minutos, segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: