X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Enterro do papa Francisco: quem foi a chefe de Estado proibida de ir ao funeral


Ouvir

Escute essa reportagem

O Congresso do Peru recusou na quarta-feira, 23, o pedido da presidente Dina Boluarte para assistir ao funeral do papa Francisco no Vaticano. Pela lei peruana, o presidente não pode deixar o país sem autorização.

Após um breve debate, o parlamento, controlado por uma maioria de direita, negou o pedido. Foram 45 votos contrários, 40 a favor e uma abstenção.

A solicitação tinha sido feita na noite de terça-feira, 22. A presidente ficaria fora do país entre os dias 24 e 28 de abril para estar na Missa de Exéquias do papa no Vaticano (também conhecida como missa de corpo presente), como prevê o rito funerário católico.

“Não foi aprovado o projeto de resolução legislativa que autoriza a viagem da presidente”, disse o presidente do Congresso, Eduardo Salhuana.

Susel Paredes, congressista de centro-esquerda, questionou o pedido, argumentando que “se a senhora quer rezar pela alma do papa, que siga o seu exemplo, que seja austera, que vá à missa todos os dias, que não gaste em superficialidades”.

O chanceler peruano, Elmer Schialer, representará o Peru no lugar da presidente, anunciou o governo após a votação. O Peru declarou três dias de luto nacional pela morte do papa Francisco.

O enterro do líder da Igreja Católica será no sábado, 26, na basílica de Santa Maria Maior, em Roma - o primeiro de um pontífice fora do Vaticano desde o Papa Leão XIII em 1903.

Este texto foi publicado originalmente na AFP. Ele foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: