X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Entenda para que serve o novo RG digital para cães e gatos e como emitir

Qualquer tutor — seja pessoa física, ONG ou órgão público — pode registrar seu animal


Ouvir

Escute essa reportagem

O governo federal lançou recentemente o SinPatinhas, um sistema digital gratuito que permite cadastrar cães e gatos em um banco nacional e gerar uma carteirinha de identificação com QR Code.

PARA QUE SERVE

Qualquer tutor — seja pessoa física, ONG ou órgão público — pode registrar seu animal. É possível emitir, sem custo, um documento que funciona como uma espécie de "RG animal".

A carteirinha digital traz um QR Code que pode ser colocado na coleira do pet. Assim, se ele fugir ou se perder, quem encontrá-lo pode escanear o código e descobrir quem é o responsável pelo bichinho.

COMO EMITIR A CARTEIRINHA

Para gerar o documento, o tutor deve acessar o site do SinPatinhas e fazer login com a conta Gov.br. Os dados do responsável já vêm preenchidos automaticamente, e só é preciso inserir as informações do pet.

Com isso, o sistema cria a carteirinha digital com opção de baixar ou imprimir. Ela pode ser anexada à coleira, tornando a identificação muito mais prática.

MONITORAMENTO DA POPULAÇÃO ANIMAL

Novo sistema também tem um papel importante para as políticas públicas voltadas aos animais. Segundo o governo, os dados do SinPatinhas serão fundamentais para mapear a população de cães e gatos no Brasil, indicando quantos vivem em lares, quantos estão em situação de rua, e quais já foram castrados ou microchipados.

País abriga cerca de 62,2 milhões de cães e 30,8 milhões de gatos. Segundo as estimativas oficiais, 35% desses animais estão em abrigos ou nas ruas.

O controle populacional por meio da castração é uma das principais prioridades. O cadastro nacional é mais um passo para acelerar e otimizar esses processos.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: