Embaixada dos EUA alerta cidadãos americanos sobre carnaval no Brasil: ‘evitem favelas’
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitiu nesta quinta-feira, 5, um alerta para cidadãos americanos que planejam passar o carnaval no País. Entre as orientações está “evitar favelas” e “não utilizar joias caras”. O governo ainda orientou os turistas a não andarem sozinhos e não reagirem a tentativas de roubo.
“Embora os eventos mais famosos ocorram no Rio de Janeiro, Salvador e Recife, você pode esperar grandes aglomerações e desfiles, também conhecidos como ‘blocos’, em todo o Brasil. Antes das festividades, os cidadãos americanos são lembrados de permanecerem vigilantes e exercerem maior consciência situacional”, afirmou a embaixada em nota.
Entre ações a serem tomadas durante o carnaval, a embaixada recomendou criar planos de contingência para o caso de separação de amigos ou familiares, não carregar grandes quantias de dinheiro, manter as janelas do carro fechadas quando estiver dentro do veículo e não deixar objetos de valor dentro dele.
“Crimes oportunistas, incluindo roubo de celulares, são comuns durante o carnaval”, alertou o governo. A embaixada orientou ainda os cidadãos americanos a não aceitarem bebidas de estranhos, nem deixar bebidas sem vigilância.
Veja outras orientações listadas pelo governo dos Estados Unidos:
- Planeje um tempo extra para chegar ao seu destino;
- Beba bastante água para evitar a desidratação durante os dias quentes de verão;
- Mantenha-se informado. Acompanhe a mídia para obter as últimas notícias sobre segurança;
- Denuncie qualquer atividade criminosa primeiro à polícia local (190) e, em seguida, entre em contato conosco se precisar de ajuda.
Segundo o governo, os cidadãos podem ainda se inscrever no Programa de Inscrição para Viajantes Inteligentes (STEP) para receber alertas e mensagens da Embaixada e dos Consulados dos Estados Unidos.
Comentários