Aulas são suspensas em Juiz de Fora após fortes chuvas deixarem ao menos 14 mortos
As aulas foram suspensas em todas as instituições da rede municipal de ensino de Juiz de Fora nesta terça-feira, 24, após fortes chuvas atingirem a cidade mineira na segunda-feira, 23, e deixarem 14 mortos.
“Sugerimos que as pessoas se desloquem o mínimo possível para evitar riscos desnecessários”, afirmou a Prefeitura de Juiz de Fora, que acionou a Defesa Civil Nacional e a Defesa Civil Estadual. Ao todo, foram registradas 251 ocorrências relacionadas às chuvas.
Além das 8 unidades do SAMU, foram disponibilizadas mais 4 extras para atender a população.
Durante a madrugada desta terça-feira, a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT-MG), decretou estado de calamidade pública. “Quem tentou andar pela cidade hoje sabe que os bairros estão ilhados”, afirmou.
A Defesa Civil de Juiz de Fora estima que 440 pessoas estejam desabrigadas. De acordo com a prefeitura, até segunda-feira já havia chovido mais que o dobro do volume esperado para todo o mês, tornando este o fevereiro mais chuvoso da história do município.
No bairro Nossa Senhora de Lourdes, foram registrados 186,1 milímetros de chuva apenas na segunda-feira. No mesmo período, o bairro Santa Rita acumulou 172,7 milímetros, e o Distrito Industrial, 161,2 milímetros.
Leia mais
O Rio Paraibuna subiu 65 centímetros em apenas 30 minutos e transbordou em diferentes pontos. Por causa disso, a Ponte Vermelha, no bairro Santa Terezinha, e o mergulhão da Avenida Barão do Rio Branco, no centro, foram bloqueados.
Também foram registrados dezenas de deslizamentos e queda de árvores, que bloquearam vias em diferentes regiões, além do transbordamento de três córregos e do desabamento de duas edificações.
Comentários