X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Após mais de cinco horas, incêndio no Shopping 25 é controlado pelos bombeiros


Ouvir

Escute essa reportagem

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Shopping 25 localizado na Rua Barão de Ladário, na região do Brás, centro comercial da cidade de São Paulo, nesta quarta-feira, 30. Três pessoas sofreram lesões leves devido à inalação de fumaça e foram encaminhadas ao Pronto-Socorro do Tatuapé. O fogo foi controlado por volta das 13h, após mais de cinco horas de trabalhos.

As chamas tomaram conta do 2º pavimento do edifício, e as equipes tiveram que realizar o combate tanto externo quanto interno, com foco no 1º andar, de acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) está vencido desde 11 de agosto de 2024.

Ainda de acordo com o órgão estadual, a edificação vizinha já foi evacuada e o fogo não atingiu outros imóveis.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o certificado de segurança do Shopping 25, emitido pelo Contru, foi aprovado em 2022 e está válido até 2027.

Estima-se que cerca de 200 pequenas lojas tenham sido afetadas pelo incêndio. Por conta das chamas, o telhado do edifício desabou. Entretanto, a Defesa Civil do Estado de São Paulo afirma que não há risco de colapso estrutural total da edificação.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 24 viaturas seguem no local para prestar atendimento. A Defesa Civil do município também foi acionada.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) foi acionada, esteve no local e constatou que não houve desabastecimento de água no local para controle das chamas. Hidrantes se encontram em bom funcionamento e com boa vazão de água.

A Enel Distribuição São Paulo informa que equipes foram enviadas ao local do incêndio, em apoio aos trabalhos do Corpo de Bombeiros. A rede da área afetada foi desligada para eliminar risco elétrico.

A companhia esclarece ainda que não recebeu nenhum acionamento referente a falta de luz na rua, durante a madrugada e na noite anterior.

A ocorrência foi registrada por volta das 6h45. Além do fogo, havia muita fumaça na região. Autoridades orientam que a população ainda evite o local.

Veja bloqueios na região, de acordo com informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET):

- Há pontos de bloqueios entre a Rua Barão de Ladário, Rua Oriente e a Rua João Teodoro;

- Na Rua Júlio Ribeiro com a Rua Miller;

- Na Rua João Teodoro com a Rua Monsenhor de Andrade;

- Na Avenida do Estado com a Rua São Caetano.

- O desvio é feito pela Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira, seguindo pela Avenida Celso Garcia. A CET recomenda que o motorista evite a região.

Nas redes sociais, lojistas compartilharam vídeos do momento em que o fogo teria começado. Segundo comerciantes, o estabelecimento ficou sem energia por volta das 12h de terça-feira, 29. A luz só retornou quando as lojas já tinham sido fechadas.

Incêndio na região do Brás

A São Paulo Transporte (SPTrans) informa que sete linhas de ônibus foram desviadas desde as 6h30 desta quarta-feira em razão de interferência na Rua Barão de Ladário com a Rua Oriente, no Brás.

Linhas afetadas:

174M/10 Vl. Sabrina - Museu do Ipiranga

2105/10 Jd. Filhos da Terra - Lgo. da Concórdia

2123/10 Vl. Medeiros - Liberdade

2127/10 Pq. Edu Chaves - Liberdade

2161/10 Pq. Edu Chave - Pça. do Correio

271F/10 Center Norte - Metrô Belém

272N/10 Pq. Novo Mundo - Pq. D. Pedro II

Desvio no sentido do centro: normal até a Rua Barão de Ladário, Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira, Avenida Rangel Pestana, Largo da Concórdia, Rua do Gasômetro, prosseguindo normal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: