X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Aeroporto de Porto Alegre retoma check-in e embarque nesta segunda. Veja como será

Até o domingo (14), esses procedimentos estavam ocorrendo no terminal provisório montado no ParkShopping Canoas


Imagem ilustrativa da imagem Aeroporto de Porto Alegre retoma check-in e embarque nesta segunda. Veja como será
Água invadiu pista do aeroporto durante enchentes de maio |  Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil - 25/05/2024

O aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, inicia nesta segunda-feira (15) as operações de embarque e desembarque de passageiros, mais de dois meses após uma inundação histórica no Rio Grande do Sul ter atingido o local e outros pontos da capital gaúcha. Os voos, contudo, continuam partindo da base área de Canoas, na região metropolitana.

O transporte do aeroporto até o local onde acontecem os pousos e decolagens, no aeródromo militar, será feito em ônibus disponibilizados pela concessionária Fraport. A empresa alerta que nenhum passageiro poderá se dirigir diretamente à base de Canoas para embarcar.

No Salgado Filho, serão realizados o despacho de bagagem e o check-in. Até este domingo (14), esses procedimentos estavam ocorrendo no terminal provisório montado no ParkShopping Canoas, que agora está desativado.

Na última quinta (11), a base aérea de Canoas da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) recebeu autorização para ampliar de 49 para 87 o número de voos comerciais semanais. O local também passará a operar 24 horas por dia.

Já a reabertura para voos em Porto Alegre ainda não tem data definida devido à necessidade de reparos na infraestrutura que foi atingida pelas águas do lago Guaíba em 3 de maio.

Veja, a seguir, os procedimentos para as viagens aéreas em Porto Alegre

Como fica a compra de passagem?

Os passageiros devem buscar os voos diretamente nas companhias aéreas, utilizando como destino ou local de saída Canoas (código QNS).

Onde devo me apresentar para embarcar?

A partir desta segunda (15), a apresentação dos passageiros ocorrerá somente no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A concessionária Fraport alerta que não é possível chegar diretamente à base aérea de Canoas, de onde os voos saem. Os viajantes serão transportados do Salgado Filho até Canoas em ônibus fornecido pela concessionária.

Os serviços de check-in e embarque de passageiros serão feitos por meio de uma área adaptada no terminal internacional que não foi afetada pelas enchentes. O acesso ao terminal será pela rampa externa que leva ao piso 2. A inspeção de segurança será feita no piso 3.

A que horas preciso chegar ao aeroporto?

Segundo a Anac, o passageiro deverá se apresentar no aeroporto Salgado Filho três horas antes do voo, e o processo de embarque se encerrará uma hora e meia antes voo. Depois disso, não será possível acessar a sala de embarque.

O terminal funciona das 6h às 21h.

Como será o desembarque?

Após o pouso em Canoas, os passageiros serão acompanhados por funcionários da Fraport para embarcar em ônibus que seguirão até o aeroporto Salgado Filho. Não será permitida a saída diretamente pela base aérea de Canoas.

Posso dispensar o ônibus da concessionária e ir da base de Canoas até Porto Alegre em transporte particular?

Não. Todos os passageiros devem entrar no ônibus logo que desembarcarem e seguir para o aeroporto Salgado Filho, de onde poderão solicitar seus transportes.

Quais são as condições do aeroporto de Porto Alegre?

No final de junho, a Fraport anunciou a conclusão da limpeza do piso do terminal de passageiros do aeroporto.

Antes disso, em 11 de junho, o terminal de cargas já havia sido reaberto. Segundo a Anac, para voltar a funcionar, o local foi vistoriado e recebeu a autorização de Anvisa, Receita Federal e da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura e Pecuária.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: