X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos está em fase final de implantação


Ouvir

Escute essa reportagem

Uma nova rede de transporte vai substituir os ônibus que ligam os terminais e a estação Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O projeto do aeromóvel d, que está na fase final de implantação e deve ser entregue até o fim deste ano. Procurada, a GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, ainda não passou informações sobre a definição da data para início do serviço.

Na segunda-feira, 30, o novo sistema recebeu a chegada do terceiro trem do aeromóvel, completando a frota e avançando em mais uma etapa de testes. "O terceiro veículo do aeromóvel, de cor laranja, chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, completando a frota ao lado das versões azul e verde, entregues anteriormente", afirmou a Aerom, detentora da tecnologia.

Atualmente, o sistema está em fase final de implantação no Aeroporto Internacional de Guarulhos. O sistema conta com estações nos três terminais e uma conexão direta com a Linha 13-Jade da CPTM. Com dois veículos destinados à operação regular e o terceiro em reserva estratégica, o sistema está pronto para garantir alta eficiência e confiabilidade no transporte de passageiros, segundo a empresa.

Cada modelo aeromóvel A200, com dois carros articulados e 24,7 metros de comprimento, é equipado com portas automáticas, ar-condicionado, sistema anti-fogo, saídas de emergência, acessibilidade e amplo espaço para bagagens.

A conectividade a bordo inclui Wi-Fi e monitores informativos. "Nos testes de comissionamento, o veículo atingiu 57 km/h, superando com sucesso a passagem pela Área de Mudança de Via, um dos componentes críticos para a eficiência operacional", acrescentou a Aerom. O Aparelho de Mudança de Via (AMV) do aeromóvel, com patente exclusiva para o sistema de propulsão, permite transições rápidas e seguras entre vias, sem comprometer o tempo de viagem previsto.

Em nota, a GRU Airport confirmou que o terceiro veículo da composição foi recebido pelo consórcio AeroGRU, responsável pelas obras do sistema APM (Automated People Mover). As composições levarão até 2 mil pessoas por hora, por sentido, dos três terminais de passageiros do aeroporto até a estação da CPTM, em 2.700 metros de extensão.

A expectativa é de que o veículo deverá percorrer o trajeto até os terminais 1, 2 e 3 em apenas seis minutos. "Demais informações serão divulgadas ao final das obras", disse a GRU Airport.

Assim como os coletivos que fazem o trajeto por terra atualmente, o serviço do aeromóvel será gratuito. O sistema irá funcionar em via elevada exclusiva, com uma tecnologia que move o veículo a partir de uma pressão controlada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: