Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Sabia que a cor da lente faz diferença?

Especialistas afirmam que as cores das lentes interferem no conforto visual, e a escolha do tom deve variar de acordo com o uso

| 31/01/2022 00:00 h

a consultora Joyce Freire mostra opções de lentes para o consumidor
a consultora Joyce Freire mostra opções de lentes para o consumidor |  Foto: Divulgação
 

Você sabe escolher os óculos ideais para o seu tipo de rosto? E a cor das lentes tem a ver só com estética ou segue algum critério? Há várias orientações importantes que um bom consultor deve dar ao consumidor na hora de comprar óculos de sol para que a peça  fique confortável nos olhos e bonita no rosto. 

Vários fatores devem ser levados em conta na escolha, desde o tipo de rosto até o motivo pelo qual a pessoa quer usar um solar, sendo que há uma infinidade de modelos, marcas e pelo menos cinco cores de lentes com funções diferentes.

“Esteticamente falando, você deve escolher um formato de óculos que seja o oposto do formato do seu rosto. Para acertar na escolha, um consultor qualificado ajuda o cliente a escolher a armação, levando em conta as preferências pessoais”, destaca a empresária Mônica Paiva, das Óticas Cachoeiro. 

A primeira regra, segundo ela, é que os óculos devem sempre ter 100% de proteção contra raios UV. “Mas fique atento porque a proteção não tem nada a ver com a cor da lente, não é por ser mais escura que protege mais”, alerta. A lente pode ser clara, escura, polarizada ou espelhada. A proteção tem a ver  com a qualidade das lentes.

As cores das lentes interferem no conforto visual, e a escolha do tom deve variar de acordo com o uso. “É por isso que as pessoas têm mais de um tipo de óculos solar. Porque, para cada ocasião, pode haver uma lente mais confortável aos seus olhos, seja ela na cor cinza, marrom, amarela, verde, espelhada ou polarizada”, ensina.

Na hora de escolher a armação, ela deve estar confortável no rosto. Por exemplo, quando sorrir, as bochechas não devem levantar os óculos. Para a proteção dos olhos, quanto maior forem as lentes e a armação for mais curvada, melhor.  Outro detalhe importante é em relação aos cílios: eles não devem encostar nas lentes. 

A consultora Joyce Freire explica ao cliente que é importante observar todas as possibilidades. “Sabendo escolher, ele sai da loja com os  óculos que melhor se encaixam ao seu estilo e vestem bem no rosto”. 

Tabela

Guia de cores

Cinza – Tonalidade muito comum, pois é bastante confortável, tanto em dias nublados quanto ensolarados. Reduz a fadiga ocular e não distorce a cor dos objetos.

Marrom – Melhor usar em dias ensolarados. Melhora a percepção de profundidade e aumenta o contraste entre as cores, portanto muito bom para dirigir, praticar golfe, pesca, etc.

Amarela – Ótima para ser usada em dias nublados ou com pouca iluminação. Filtra a luz azul e é boa para prestar  atenção em objetos que se movem. Muito usada por gamers, pilotos, jogadores de golfe e ciclistas.

Verde – A mais confortável das lentes solares, pois reúne as qualidades das lentes cinza e marrom em uma só.

Lentes polarizadas  – Podem ter diferentes cores, mas reduzem o ofuscamento de luzes intensas e são ideais para enxergar claramente em ambientes com muita luz. 

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS