Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tudo Viagem

Tudo Viagem

Colunista

Celso Martins Santos

Estadia de brasileiros na Europa é facilitada com novo protocolo de segurança

A meta é aumentar a segurança interna e prevenir a imigração ilegal,

Celso Martins Santos | 17/02/2022, 11:17 11:17 h | Atualizado em 17/02/2022, 11:18

A partir deste ano (2022) passa a valer a autorização de viagem ETIAS, criada pela União Europeia e, portanto, necessária para alguns turistas entrarem no continente. Na verdade, essa permissão é uma maneira a qual os viajantes sem visto podem recorrer para ter acesso aos países europeus. Contudo, o Sistema Eletrônico para a Autorização de Viagem (ETIAS, na sigla em inglês) se mostra como um protocolo de segurança a fim de proteger os membros da UE contra a crise migratória e o terrorismo. Em outras palavras, a meta é aumentar a segurança interna e prevenir a imigração ilegal, bem como reduzir drasticamente os atrasos na fronteira.

Como funciona o ETIAS para viagens?

O ETIAS (Sistema Eletrônico para a Autorização de Viagem) é uma autorização que permite ao turista viajar e entrar em qualquer um dos países-membros da União Europeia. Este novo sistema automatizado de permissão vale para todos os cidadãos extracomunitários que não precisam de autorização para entrar no Espaço Schengen, incluindo brasileiros.

Todos os brasileiros que queiram viajar ao “velho continente” vão ter que se cadastrar no sistema ETIAS antes de embarcar. As informações foram divulgadas pela Subsecretaria Geral de Serviço Exterior (SGEX) do governo federal brasileiro.

Aprenda a solicitar corretamente

Para solicitar um ETIAS, os viajantes brasileiros precisam preencher um formulário online com seus dados pessoais e responder a um pequeno questionário. Também vão ter que providenciar o nome do país-membro de chegada e, consequentemente, serão obrigados a entrar no Espaço Schengen por esse país.

A autorização online para os brasileiros vai ajudar o viajante a ganhar tempo na preparação da viagem, já que não será necessário ir a uma embaixada ou consulado para fazer a solicitação da permissão.

Além disso, também vai ajudar na hora de entrar na Europa, diminuindo o tempo de espera e as filas nos controles de segurança dos aeroportos. Ou seja, a permissão de viagem ETIAS não só vai evitar o incômodo típico de pedir um visto tradicional, como também vai ajudar a controlar a imigração irregular, assim como reforçar a segurança na União Europeia.

ETIAS permite estadia na Europa por até 90 dias

Todos os brasileiros que viajarem para a Europa a turismo pelo período de até 90 dias vão precisar ter uma isenção de visto ETIAS a partir de 2022. O viajante pode solicitar uma isenção de visto ETIAS através de um formulário online. Após essa etapa, o solicitante deve pagar uma taxa em Euros.

Uma vez que o pedido seja enviado, será processado e revisado pela base de dados do sistema de segurança do ETIAS. Quando a aplicação for aprovada, o viajante receberá sua confirmação assim como a isenção de visto ETIAS em seu e-mail. No caso de negativa para o pedido, o solicitante vai receber uma explicação do porquê da negação também pelo e-mail.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: