Login

Imagem ilustrativa da capa de fundo do colunista Liliajane Mallmann

Tribuna na Estrada

Imagem do colunista Liliajane Mallmann

Liliajane Mallmann

No Ceará é assim

30/09/2020 10:00:00 min. de leitura

“No Ceará é assim"

"Eu só queria que você fosse um dia
Ver as praias bonitas do meu Ceará
Tenho certeza Que você gostaria
Dos mares bravios Das praias de lá
Onde o coqueiro Tem palma bem verde
Balançando ao vento Pertinho do céu
E lá nasceu a virgem do poema
A linda Iracema dos lábios de mel
Oh! Quanta saudade Que eu tenho de lá
Oh! Quanta saudade
A jangadinha vai no mar deslizando
O pescador o peixe vai pescando
O verde-mar …Que não tem fim
No Ceará é assim.”

Nestes versos cantados por Fagner, um dos cearenses ilustres, comprovamos de fato que este Ceará dos poetas é também um Ceará visto pelos olhos de quem quiser ver.

Imagem ilustrativa da imagem No Ceará é assim

Este destino certamente te revelará muitas surpresas. Sugiro uma semana para que você tenha tempo de desfrutar realmente, e mesmo assim se a escolha for Fortaleza e o entorno, vai ficar para trás Jericoacoara . Aliás, Jeri, como é chamada carinhosamente, será tema certamente de outra coluna. Más dá pra ir a Canoa Quebrada que fica a uma hora e meia da capital. Em Canoa tem clubes de praia e os passeios imperdíveis nas dunas.

Imagem ilustrativa da imagem No Ceará é assim

Na minha opinião uma das visitas que é mesmo obrigatória, em qualquer destino, é o mercado central. Em Fortaleza se prepare para as compras! Quem aprecia artesanato se farta, e deixe um espaço na mala para as castanhas de caju. São quatro andares com 550 box. Prepare um bom tempo porque vale á pena.

Para quem inclui Cultura na viagem, o Ceará vai te surpreender. Na parte antiga, no centro de Fortaleza você pode fazer um tour pelo Centro Dragão do Mar de arte e cultura. O "Dragão" é um dos locais turísticos mais famosos e tem salas de teatro, exposições, apresentações culturais , museu de arte contemporânea, Museu da cultura cearense e ainda abriga um planetário. O bacana é incluir em uma programação para o fim de tarde e esticar pois no entorno tem cafeterias, restaurantes e bares com cadeiras ao ar livre. Importante saber que o nome Dragão do mar é uma homenagem ao Chico da Matilde, líder jangadeiro, abolicionista, que participou ativamente do movimento abolicionista do Ceará.

Ainda falando em cultura não dá pra ir ao Ceará e não ver e sentir um espetáculo que fala sobre a maior preciosidade desta terra, sua gente. O Ceará Show é uma poesia com tradições, mitos e magias que ganham vida no talento de artistas da terra. O espetáculo musical retrata a vida de um rapaz que decide fugir de casa, e nesta viagem de fuga conhece as riquezas de sua terra que ele desconhecia e também encontra os personagens que construíram o Ceará, entre eles o Dragão do Mar e a bela índia Iracema. O final desta história eu não contarei pois você precisa ver este espetáculo. Eu não segurei a emoção.

E falando em Iracema , é o bairro com praia e feira de artesanato que oferece as melhores opções de hospedagens. Tem a famosa feirinha da Beira-mar e dela você pode esticar para bares e restaurantes já que a vida noturna de Fortaleza é bem agitada. Uma programação turística que está em todos os roteiros é a noite de forró no Pirata Bar, com a "segunda-feira mais louca do mundo", como dizem. A casa fica sempre cheia, com muito forró, além de outros ritmos nordestinos. Para quem gosta de dançar, vale a pena conhecer. Aliás, forró e shows de humor tem um "tantão" por aqui e se a ideia é ver um show de humor, tem diversos pela cidade. No Lupis Bier sempre tem personagens famosos como Rossicléa. E se você for do tipo forrozeiro, as terças e sextas, tem Arre Égua. Quinta-feira tradicionalmente é dia de caranguejo, e a dica é ir a algumas das barracas da praia do futuro. Estive na Crocobeach e gostei muito! Além do caranguejo, tem shows de humor e de músicas de diversos estilos.

Imagem ilustrativa da imagem No Ceará é assim

Um dos lugares que mais fazem sucesso, entre os jovens principalmente, é o Beach Park, considerado um dos parques aquáticos mais famosos do país. Há brinquedos e piscinas para todas as idades, dos mais novinhos aos mais velhos e com muita adrenalina ou com menos emoção. Tem hotéis no complexo e você tem a opção de adquirir ingressos para mais de um dia com valor diferenciado.

Uma das surpresas é a Rota Verde do Café, fica a cerca de 3hs de Fortaleza, a mais de mil metros de altitude. A região produz cafés de qualidade e tem roteiro que recebe o visitante mostrando o processo de cultivo de café em meio a matas. Mais do que um agradável passeio para admirar a arquitetura preservada, em contato com a natureza e desfrutar da calmaria da serra, a rota promove um resgate da história do Ciclo do Café na região, sendo uma oportunidade para conhecer o processo de beneficiamento do café, além de provar doces de frutas e bolo de café, e comprar produtos orgânicos, incluindo o café.

Eu poderia escrever ainda muito mais sobre o que meus olhos viram no Ceará, mas meu espaço acabou. Fico devendo Jericoacoara e muitas outras coisas mais. A melhor lembrança que tenho deste destino certamente veio do coração: é o cearense. Eles sabem receber com aquele sorriso simples e com uma humildade que vem da origem. Voltaria, vou voltar, e recomendo sem medo de errar.

Oh! Quanta saudade!

No Ceará é assim.