Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Sobre Rodas

Sobre Rodas

Colunista

Márcia Branki

Test drive: Novo Versa, quem te viu, quem te vê!

| 11/02/2021, 16:10 16:10 h | Atualizado em 11/02/2021, 16:22

O novo Versa chama atenção logo de cara pelo visual totalmente  renovado. Modelo é importado do México e tem como principais concorrentes as versões mais caras de Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus, Fiat Cronos, Honda City e Toyota Yaris sedã
O novo Versa chama atenção logo de cara pelo visual totalmente renovado. Modelo é importado do México e tem como principais concorrentes as versões mais caras de Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus, Fiat Cronos, Honda City e Toyota Yaris sedã |  Foto: Assessoria Nissan

A concorrência que se cuide! A nova geração do Versa, lançada no País há cerca de três meses, abandonou o visual controverso e chega agora com inovações em conforto, segurança e tecnologia.

A convite da Nissan, Sobre Rodas teve a oportunidade de avaliar a versão topo de linha do modelo, a Exclusive 1.6 equipada com câmbio CVT que simula seis marchas e que está à venda na Kobe, revenda da marca no Estado, por R$ 101.690.

Tendo como principais concorrentes as versões mais caras de Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus, Fiat Cronos, Honda City e Toyota Yaris sedã, o modelo chama atenção logo de cara pelo visual totalmente renovado.

Por dentro, o carro também surpreende por ser confortável, espaçoso e oferecer acabamento de qualidade com revestimento de couro em duas cores nos bancos, nas portas e no painel — este último herdado do Kicks.

A lista de itens de série é ampla e, desde a versão de entrada, o modelo importado do México traz seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, chave presencial com botão de partida e Isofix.

Já a versão de topo traz tudo isso mais uma espécie de “escudo de segurança”, com itens autônomos como alerta de esquecimento de objetos no banco traseiro, alerta de colisão frontal com assistente de frenagem, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de ponto cego e visão 360 graus com detector de movimento.

Com tanta tecnologia embarcada, chama atenção o fato de o modelo ter vidros elétricos com função um toque somente para o motorista.

Na contramão do mercado, que vem apostando na motorização 1.0 turbo, a Nissan optou por equipar o modelo com o mesmo motor do Kicks, o 1.6 de quatro cilindros flex, que rende 114 cv e 15,5 kgfm.

Em conjunto com o câmbio CVT, o modelo é ágil e apresenta bom desempenho tanto na cidade quanto na estrada. Pena é que o câmbio não permite trocas sequenciais nem na alavanca nem por borboletas atrás do volante.

De acordo com a Nissan, o sedã faz de 0 a 100 km/l em 10,7 segundos e chega aos 180 km/h.

O porta-malas, por sua vez, ganhou 20 litros e agora tem capacidade para 482 litros.

Imagem ilustrativa da imagem Test drive: Novo Versa, quem te viu, quem te vê!

RAIO - X


Por dentro, novo Versa tem painel do Kicks e revestimento em duas cores nos bancos, nas portas e no painel
Por dentro, novo Versa tem painel do Kicks e revestimento em duas cores nos bancos, nas portas e no painel |  Foto: Assessoria Nissan
Motor

  • Dianteiro, transversal, bicombustível, com quatro cilindros em linha
  • Cilindrada: 1.598 cm
  • Potência: 114 cv a 5.600 rpm
  • Torque: 15,5 kgfm a 4.000 rpm

Direção

  • Elétrica com assistência variável

Transmissão

  • Automática tipo CVT

Suspensão

  • Independente McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira

Rodas e Pneus

  • Rodas: Liga leve aro 17”
  • Pneus: 205/50 R17

Freios

  • Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP

Dimensões

  • Comprimento: 4.495 mm
  • Largura: 1.740 mm
  • Altura: 1.475 mm
  • Entre-eixos: 2.620 mm
  • Porta-malas: 482 litros
  • Tanque: 41 litros

Desempenho

  • 0 a 100 km/h: 10,7 km/l
  • Velocidade máxima: 180 km/h

Consumo

  • Cidade: 8 km/l (álc) e 11,7 km/l (gas)
  • Estrada: 10 km/l (álc) e 13,9 km/l (gas)

SAIBA MAIS Os preços e as versões


Sense 1.6 16V Manual
R$ 80.390

A versão de entrada é a única com caixa manual e oferece ar-condicionado, chave inteligente presencial (I-Key), partida sem chave, computador de bordo com tela de 3,5 polegadas, retrovisores externos com regulagem elétrica, airbags laterais e de cortina, alerta de cinto de segurança destravado (frontal e traseiros), controles de tração e estabilidade, Isofix, sensor de estacionamento traseiro, Hill Holder, rádio e rodas aro 15 de aço.

Sense 1.6 16V CVT
R$ 85.390

Um degrau acima, a primeira opção com CVT adiciona apoio de braço frontal e piloto automático (programação de velocidade).

Advance 1.6 16V CVT
R$ 91.690

Já a Advance amplia o conteúdo com acendimento inteligente dos faróis, banco traseiro bipartido, faróis com função Follow Me Home, indicador de temperatura externa, quadro de instrumentos parcialmente digital de 7 polegadas com 12 funções, retrovisores externos com indicadores de direção, rodas de liga leve aro 16, câmera traseira de estacionamento, faróis de neblina, alerta de objetos no banco traseiro (Rear Door Alert) e central multimídia de 7 polegadas (com Apple CarPlay, Android Auto, Bluetooth e compatível com aplicativo Nissan Smart Phone).

Exclusive 1.6 16V CVT
R$ 101.690

No topo da linha, acrescenta bancos em couro, ar-condicionado automático digital, apoio de braço central traseiro, faróis dianteiros em LED, rodas de liga leve aro 17, alerta de colisão frontal com assistente de frenagem e câmera 360°. Vem ainda com alerta de esquecimento de objetos no banco traseiro, detector de objetos em movimento, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de ponto cego, espelho retrovisor com aquecimento e GPS integrado.

MATÉRIAS RELACIONADAS