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Sobre Rodas

Sobre Rodas

Colunista

Márcia Branki

Test drive: Conforto e valentia de sobra para o Renegade

| 28/01/2021, 17:08 17:08 h | Atualizado em 28/01/2021, 17:26

Imagem ilustrativa da imagem Test drive: Conforto e valentia de sobra para o Renegade
O Renegade é produzido na fábrica de Goiana, em Pernambuco |  Foto: Assessoria FCA

Segundo SUV mais vendido no mercado brasileiro em 2020, o Jeep Renegade é o único utilitário esportivo compacto disponível no País que traz sob o capô motorização diesel. Com isso, oferece não só conforto, mas também valentia de sobra.

A convite da FCA, Sobre Rodas teve a oportunidade de avaliar a versão Trailhawk, que é a mais off-road e mais cara da linha. Parte de R$ 168.890, contra R$ 156.590 da opção Longitude e R$ 146.590 da Moab, todas com propulsor diesel. Vale destacar que há também versões com motor 1.8 flex.

Produzida em Goiana (PE), a versão tem motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e câmbio automático de nove marchas, que permite trocas sequenciais na alavanca ou nas borboletas atrás do volante.

Esse conjunto, junto com a suspensão eficiente e com a boa estabilidade, faz com que o carro encare ruas e estradas como um automóvel. Quanto ao consumo, faz 9,6 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada, de acordo com dados do fabricante.

Outro destaque é a tração 4x4 com cinco modos de condução: automático, neve, areia, lama e pedras. Tudo comandado por meio de um botão no console.

Além disso, o modelo — lançado no País em 2015 — pode atravessar lâminas de água de até 48 cm de profundidade. Uma boa pedida para os dias de chuva e alagamentos.

Externamente, o jipinho chama atenção por seu visual parrudo. Já o interior se destaca pelo bom acabamento, com materiais de qualidade e arremates bem feitos.

O ambiente é bem jovial e traz detalhes em vermelho, painel emborrachado e revestimento em couros nos bancos, laterais e console.

Imagem ilustrativa da imagem Test drive: Conforto e valentia de sobra para o Renegade
No porta-malas não dá para levar muita coisa. São apenas 273 litros de capacidade |  Foto: Assessoria FCA

Quanto ao espaço interno, motorista e passageiros não têm do que se queixar. No porta-malas, porém, não dá para levar muita coisa. São apenas 273 litros de capacidade.

De fábrica, o carro traz um bom pacote de itens de conforto, segurança e tecnologia, mas pelo preço poderia disponibilizar sensores de estacionamento dianteiros e de ponto cego e também ar-condicionado com saídas para os passageiros de trás.

A lista de opcionais inclui apenas pintura metálica (R$ 1.700) ou perolizada (R$ 2.380) com teto preto e teto solar elétrico panorâmico Command View (R$ 8.490).


SAIBA MAIS Os principais itens de série


Segurança
Sete airbags, controles eletrônicos de estabilidade, tração e anticapotamento, controle de estabilidade para trailer, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, Isofix, luzes de condução diurna, assistente de partida em rampas, controle eletrônico de velocidade em descidas, freio de estacionamento eletrônico, entre outros.

Conforto
Direção elétrica, ar-condicionado automático digital de duas zonas, vidros elétricos nas quatro portas com one touch, travas elétricas nas portas e porta-malas, faróis com acendimento automático, volante com ajuste de altura e profundidade, apoia-braço central dianteiro, retrovisores externos elétricos, chave presencial, partida do motor por botão, piloto automático com limitador de velocidade, retrovisor interno eletrocrômico, entre outros.

Visual e acabamento
Volante revestido em couro, bolsa porta-objetos atrás do banco do motorista, bancos revestidos parcialmente em couro com costuras na cor vermelho rubi, alavanca de câmbio revestida em couro, faróis full LED, lanternas em LED, faróis e lanterna de neblina em LED, ganchos de reboque vermelhos, iluminação do porta-malas, molduras do painel e console na cor vermelho rubi, preto e Metal Diamond, rack de teto na cor preta, adesivo no capô, entre outros.

Tecnologia
Sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento traseiro, central multimídia com tela sensível ao toque de 8,4”, Android Auto, Apple CarPlay, comandos de voz, Bluetooth e entrada USB, suspensão off-road com altura elevada, tração 4x4, câmera de ré, computador de bordo, painel de instrumentos com tela colorida e configurável de 7”, entre outros.


DETALHES DO VEÍCULOS


Imagem ilustrativa da imagem Test drive: Conforto e valentia de sobra para o Renegade
Por dentro, versão é bem jovial e traz detalhes em vermelho, painel emborrachado e revestimento em couros nos bancos, laterais e console |  Foto: Assessoria FCA
Imagem ilustrativa da imagem Test drive: Conforto e valentia de sobra para o Renegade
Câmbio automático de 9 marchas |  Foto: Assessoria FCA
Imagem ilustrativa da imagem Test drive: Conforto e valentia de sobra para o Renegade
Teto solar é item opcional |  Foto: Assessoria FCA

RAIO-X


Motor

  • Dianteiro, transversal dianteiro, diesel, com 4 cilindros em linha
  • Cilindrada: 1.956 cm
  • Potência: 170 cv a 3.750 rpm
  • Torque: 35,7 kgfm a 1.750 rpm

Direção

  • Elétrica com pinhão e cremalheira

Transmissão

  • Automática de nove marchas

Freios

  • Dianteiro: a disco ventilado
  • Traseiro: a disco sólido

Suspensão

  • dianteira: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com geometria triangular e barra estabilizadora
  • Traseira: McPherson com rodas independentes, links transversais/laterais e barra estabilizadora

Rodas e Pneus

  • Rodas: 6,5J x 17” – liga de alumínio
  • Pneus: 215/60 R17

Dimensões

  • Comprimento: 4.232 mm
  • Largura: 1.805 mm
  • Altura: 1.714 mm
  • Entre-eixos: 2.570 mm
  • Porta-malas: 273 litros
  • Tanque: 60 litros

Desempenho

  • 0 a 100 km/h: 9,9 segundos
  • Velocidade máxima: 190 km/h

Consumo

  • Ciclo urbano: 9,6 km/l
  • Ciclo estrada: 11,4 km/l

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