Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Sobre Rodas

Sobre Rodas

Colunista

Márcia Branki

Novidades que chegam em 2021

| 01/10/2020, 19:06 19:06 h | Atualizado em 01/10/2020, 19:07

O mercado automotivo já dá sinais de que está retomando a sua força — após queda drástica nas vendas por conta da pandemia do novo coronavírus —, porém mesmo as previsões mais otimistas apontam que a venda de veículos no Brasil em 2020 deve ser pelo menos 30% menor do que no ano passado.

O Corolla Cross, que virá para brigar com Jeep Compass, deve começar a ser produzido no mercado nacional no primeiro trimestre de 2021
O Corolla Cross, que virá para brigar com Jeep Compass, deve começar a ser produzido no mercado nacional no primeiro trimestre de 2021 |  Foto: Assessoria Toyota

Apesar disso, a expectativa é de que em 2021 o mercado volte a ficar aquecido, com previsão, inclusive, de diversos lançamentos.

Durante evento organizado pelo Automotive Business, a consultoria IHS Markit informou que as fábricas brasileiras deverão ter ao menos 15 modelos inéditos ou renovados com início de produção ao longo do ano que vem.


Os principais lançamentos


FCA
Fiat Argo SUV
Baseado no Argo, o modelo inédito sairá das linhas de produção de Betim (MG) a partir do segundo semestre do ano que vem.

Jeep Grand Compass
A Jeep, outra empresa do grupo, também irá produzir um SUV inédito no País, só que em Goiana (PE). Conhecido como projeto 598, o modelo é uma derivação do Compass, mas com capacidade para sete passageiros.

Volkswagen
Taos
Até então conhecido como projeto Tharu, o SUV médio da Volkswagen sairá da fábrica de General Pacheco, na Argentina, no primeiro semestre do ano que vem. Seu lançamento, antes previsto para 2020, acabou sendo adiado em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Hyundai
Creta
A produção do Creta renovado começa no 1º semestre de 2021 em Piracicaba (SP). O modelo deve adotar linhas tão polêmicas quanto as do HB20, principalmente na traseira, com lanternas divididas em três peças.

Assim como o monovolume Fit, o sedã City também terá uma nova geração  produzida no Brasil a partir do ano que vem
Assim como o monovolume Fit, o sedã City também terá uma nova geração produzida no Brasil a partir do ano que vem |  Foto: Assessoria Honda
Honda
Fit
A tão esperada renovação do Fit vai ficar para o ano que vem. A quarta geração, conhecida pela sigla 2FJ, terá sua produção iniciada em Itirapina, São Paulo, no segundo trimestre de 2021.

City
Assim como o Fit, o City também terá uma nova geração produzida no Brasil a partir do ano que vem. Só que a fabricação do sedã vai começar meses depois do monovolume, no terceiro trimestre de 2021.

Toyota
Corolla Cross
O Corolla Cross, que virá para brigar com Jeep Compass, talvez seja o modelo mais surpreendente da lista. Ele deve começar a ser produzido por aqui no primeiro trimestre de 2021.

Mitsubishi
Outlander
Toda a linha Mitsubishi está sendo atualizada no País. O Outlander é o mais antigo dos remanescentes. Por isso, há previsão de início da produção de um novo modelo no segundo semestre do ano que vem.

Utilitário esportivo da Mercedes, 
o GLA  foi flagrado rodando 
em testes no Brasil um mês após o lançamento na Europa
Utilitário esportivo da Mercedes, o GLA foi flagrado rodando em testes no Brasil um mês após o lançamento na Europa |  Foto: Assessoria Nercedes-Benz
Mercedes-Benz
GLA
A nova geração do Mercedes-Benz GLA deve começar a sair da fábrica de Iracemápolis (SP) no segundo trimestre do ano que vem. O modelo foi flagrado rodando em testes no Brasil um mês após o lançamento na Europa.

Classe C
A nova geração do Classe C, segundo o IHS Markit, deve começar a ser montada em Iracemápolis (SP) no último trimestre de 2021.

Suzuki
Jimny Sierra
A produção nacional do Jimny Sierra foi prometida ainda no lançamento, no Salão do Automóvel de 2018. Dois anos depois, porém, o plano ainda não entrou em ação. E o começo da montagem do valente jipinho em Catalão (GO) deve ficar para o segundo trimestre do ano que vem.

O Tiggo 7 Pro deve estrear 
no Brasil no 2º semestre do ano que vem, inclusive com produção nacional
O Tiggo 7 Pro deve estrear no Brasil no 2º semestre do ano que vem, inclusive com produção nacional |  Foto: Assessoria Chery
Caoa Chery
Tiggo 7
Na China, a Chery vende duas gerações do Tiggo 7. A mais nova foi lançada no ano passado e deve estrear no Brasil no segundo semestre do ano que vem com produção nacional.

Citroën
C3
A produção da nova geração do C3, segundo o IHS Markit, começa ainda no primeiro semestre de 2021. O carro será feito na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro.

Exeed
LX e VX
Nesse caso, não se trata apenas do lançamento de um carro, mas de uma marca. A Exeed é a divisão de luxo da Chery na China. Aqui no Brasil, os modelos vão compartilhar a fábrica de Anápolis (GO) — e provavelmente o showroom com a Caoa Chery.

MATÉRIAS RELACIONADAS