Fiat Toro chega às lojas mais equipada
Concessionárias Fiat de todo o País começam a receber nos próximos dias a linha 2021 da picape Toro. Entre as principais mudanças, o modelo deixa de oferecer a motorização intermediária 2.4 flex, mas em contrapartida traz uma nova central multimídia e mais airbags de série nas versões mais caras.
Produzida em Goiana, Pernambuco, a picape queridinha do Brasil está disponível agora apenas com duas opções de motorização: 1.8 flex de até 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis, e 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm, sempre com câmbio automático de nove marchas e tração 4x4.
A saída do motor 2.4 flex de 186 cv, que tinha câmbio automático de nove marchas, abre espaço para a chegada do propulsor 1.3 turbo, que deve chegar em 2021.
Visualmente, não há novidades. Por fora, a única alteração é que a luz da caçamba foi para dentro do compartimento, para privilegiar a iluminação com a capota marítima fechada.
No interior, a versão Volcano vem com bancos de couro de série e as mais caras, Ranch e Ultra, passam a ter sete airbags de fábrica.
A principal novidade, porém, está na nova geração da central multimídia UConnect. Na prática, a picape “passou a perna” na irmã menor Strada, que deveria ter feito a estreia do equipamento se não fosse o atraso causado pela pandemia do novo coronavírus.
O sistema tem tela de 7 polegadas de alta definição sensível ao toque, Android Auto e Apple Carplay sem fio (dispensando o cabo para espelhamento), reconhecimento de voz e memória interna de 16 GB para armazenamento de informações. O item é de série a partir da versão Freedom.
Com as novidades, os preços da Toro sofreram reajuste de até R$ 4 mil, dependendo da versão escolhida, e agora vão de R$ 99.990 a R$ 171.990.
Veterano da Fiat, Doblò segue firme no mercado
Além da picape Toro, a Fiat já disponibiliza no configurador de veículos em seu site a linha 2021 do veterano Doblò. O furgão é vendido apenas na versão Essence de sete lugares a partir de R$ 98.290.
Cotado para sair de linha no ano passado, o Doblò é fabricado em Betim (MG) desde 2001.
Diferentemente da Europa e até mesmo da Argentina, o modelo nunca mudou de geração no mercado brasileiro.
O Doblò Essence é equipado de série com os obrigatórios airbags frontais, freios com ABS e sistemas Isofix e Top Tether de fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro, além de direção hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, chave canivete e preparação para rádio.
O sistema de áudio está disponível como opcional no pacote Evolution (R$ 4.150), que adiciona espelhos externos com regulagem elétrica, faróis de neblina, volante revestido de couro, sensor de estacionamento e limpador do vidro traseiro.
SAIBA MAIS Os itens de série de cada versão
Endurance (flex, manual ou automática)
- Traz de série rodas aro 16, grade de proteção do vidro traseiro e santantônio, ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, protetor de caçamba e piloto automático.
Endurance (diesel)
- Além dos equipamentos da Endurance flex, adiciona HDC (controle de descida), protetor de cárter e skid plate integrado ao para-choque dianteiro.
Freedom (flex)
- Traz de série volante em couro com aletas para troca de marchas, comando por voz, ar-condicionado de duas zonas, barras no teto, capota marítima, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos, rodas de liga leve aro 16 e sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré.
Freedom (diesel)
- Além dos equipamentos da Freedom flex, adiciona rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus ATR de uso misto.
Volcano (diesel)
- Essa versão da Toro traz de série bancos de couro, banco do motorista com regulagem elétrica, quadro de instrumentos com tela de 7 polegadas, console central com porta-objetos refrigerado e porta-copos, sensor de pressão dos pneus, luzes diurnas de LED, chave presencial, partida remota, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos com rebatimento, rodas de liga leve de 18 polegadas e sensores crepuscular e de chuva.
Ranch (diesel)
- Bancos em couro marrom, pintura no mesmo tom na moldura do rádio, saídas de ar, alça da porta e volante, barra de proteção do vidro traseiro, engate reboque removível traseiro, interior escurecido e para-barros dianteiros e traseiros são de série.
Ultra (diesel)
- Além dos equipamentos da Ranch, há a exclusiva capota rígida da cor da carroceria na caçamba contra infiltração de água.