Login

Atualize seus dados

Missas para a Padroeira

12/10/2021 10:33:26 min. de leitura

Viva Nossa Senhora Aparecida! Hoje é dia de celebrar a Padroeira do Brasil com missas solenes e procissões em todo o País. Na Grande Vitória, a programação foi preparada carinhosamente pelas paróquias.

Em Vitória, a Catedral Metropolitana celebrará missa em honra à santa ao meio-dia e às 18h. Quem não puder comparecer, poderá acompanhar a celebração das 18h pela Rádio América.

Na Paróquia Santa Rita de Cássia, na Praia do Canto, serão celebradas duas missas: às 7h e às 18h30.

Em Vila Velha, quem for ao Convento da Penha poderá acompanhar as missas às 7h e 15h, no Campinho. A consagração a Nossa Senhora será ao meio-dia, com transmissão pelas redes sociais.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Cobilândia, celebrará missas às 9h, 12h e 16h, na Matriz. Mais tarde, às 18h, haverá procissão em carro aberto com a imagem da santa pelas ruas da região.

Na Serra, a Paróquia Bom Pastor, que fica em Nova Carapina I, contará com a reza do Santo Terço a partir das 16h, em frente ao monumento em honra a Nossa Senhora Aparecida, que fica na BR-101, Km 263, próximo à passarela do bairro Barro Branco.

Os organizadores da cerimônia pedem que, quem for até o local, use máscara e leve água, um banquinho e um terço.

A história de Nossa Senhora Aparecida foi registrada primeiramente pelos padres José Alves Vilela, em 1743, e João de Morais e Aguiar, em 1757. Esses registros foram feitos nos livros da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá, à qual pertencia a região onde a imagem foi encontrada, em outubro de 1717.

O papa Pio XI decretou a santa como Rainha e Padroeira do Brasil em 1930. A Lei Federal nº 6.802 decreta oficialmente o dia 12 de outubro como feriado nacional, dia de devoção à santa.

Vitória

Catedral Metropolitana de Vitória, Centro

  • Missas às 12h e 18h (com transmissão pela Rádio América).

Paróquia Santa Rita de Cássia, Praia do Canto

  • Missas às 7h e 18h30 (Matriz).

Paróquia Santa Luzia, Barro Vermelho

  • Missas às 9h (Comunidade Nossa Senhora das Graças, Andorinhas) e às 11h (Matriz).

Paróquia São Pedro, Praia do Suá

  • Missa às 18h30 (Matriz).

Paróquia da Ressurreição, Goiabeiras

  • Missa às 9h (Matriz). Momento Mariano das 6h às 10h; Fincada do mastro de São Benedito às 11h; Queima de pedidos e saída da carreata às 12h; missa solene às 18h (Comunidade Nossa Senhora Aparecida).

Paróquia São Francisco de Assis, Jardim da Penha

  • Missas às 7h, 11h e 19h30 (Matriz). Recitação do terço das 7h às 11h e Ofício de Nossa Senhora às 12h (Comunidade Nossa Senhora Aparecida).

Paróquia Nossa Senhora das Graças, Jucutuquara
procissão seguida de missa às 16h30, saindo da rua Lizandro Nicoletti, em Jucutuquara.

Vila Velha

Convento da Penha

  • Missas às 7h e 15h, no Campinho. Consagração a Nossa Senhora ao meio-dia, pelas redes sociais.

Paróquia São Frei Galvão, Araçás

  • Missas às 8h (Comunidade São Francisco de Assis, Araçás); às 11h (Comunidade Santíssima Trindade, em Guaranhuns) e 19h30 (Comunidade Sagrada Família, em Nova Itaparica).

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Praia da Costa

  • Missas às 9h (Matriz) e 19h30 (Comunidade Santo Antônio, em Parque Castanheiras).

* A Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Cobilândia, enviou um comunicado informando que, por causa dos alagamentos no bairro, aa missa das 9h foi cancelada e a das 16h será transferida para outra data, que será agendada. Já a missa das 12h será transmitida pelas redes sociais.

Cariacica

Paróquia São Francisco de Assis, São Francisco

  • missa às 12h (Matriz).

Serra

Paróquia São Francisco de Assis, Laranjeiras

  • Missas às 8h, 12h e 19h30 (Matriz); às 8h (Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora); às 9h30 e 19h (Comunidade Bom Jesus, em Valparaíso); às 18h (Comunidade Santa Teresinha).

Paróquia Bom Pastor, Nova Carapina I

  • Terço 16h, no monumento que fica na BR 101, Km 263, Barro Branco.