Livro revela como está a saúde mental dos padres brasileiros
Artigo da coluna Religião, do Jornal A Tribuna
Ao longo de dois anos, entre 2019 e 2021, o padre, pesquisador e sociólogo José Carlos Pereira entrevistou 1.858 colegas de clero para investigar o perfil, a rotina e as queixas daqueles que servem à Igreja Católica no Brasil.
Os resultados dessa pesquisa estão no livro “Operários da Fé”, da Matrix Editora. Além de revelar as opiniões dos sacerdotes sobre temas polêmicos como celibato e sexualidade, o estudo mostra como o dia a dia exaustivo de atendimentos e a solidão desencadeiam e agravam quadros de inquietação emocional.
A partir dos dados coletados, José Carlos chama atenção para o índice elevado de suicídios entre os padres. Ainda segundo o autor, o transtorno bipolar, a depressão, o transtorno obsessivo-compulsivo, os distúrbios alimentares, os transtornos de ansiedade, a esquizofrenia, a somatização e a psicopatia estão entre os problemas psiquiátricos mais comuns enfrentados por quem veste a batina.
A questão da sexualidade também é abordada no livro. Apesar de 94,4% dos entrevistados afirmarem que não tinham dúvidas sobre a própria identidade afetivo-sexual, Pereira avalia que o número pode não refletir a realidade. “Operários da Fé” tem 240 páginas e custa R$ 58.
Capelania espírita
O professor Ângelo Dias, de Goiânia, é o convidado desta terça (14), às 20h, na reunião da Capelania Hospitalar Espírita da Associação Médico-Espírita do Espírito Santo. A palestra com o tema “Toma Tua Cruz e Segue-me” será pelo Zoom e YouTube. Momento de arte com José Henrique Martiniano, de Araraquara. Inf.: (27) 99768-6776.
Rede de Homens
A Igreja do Evangelho Kadosh realiza quinta-feira (16), às 19h30, o culto da Rede de Homens com o tema “Discípulo: Eu sou, nós somos, vós sois”. O preletor será o diácono Claudemir. O templo fica na rua Soldado Manoel Sebastião Alves, 26, Estrelinha, Vitória.
Inscrições para Coroinhas
A Paróquia Santa Rita de Cássia, na Praia do Canto, está com inscrições abertas para a formação de novos cerimoniários com idade a partir dos 14 anos. Inf.: Instagram @coroinhas.psrc.
SANTO DO DIA
São Valentim e São Valentim de Terni
Protetores dos namorados, viveram no século III. Foram mártires e lutaram pelo matrimônio cristão. Por isso, o Dia dos Namorados em várias partes do mundo passou a ser chamado de Valentines Day.
PLANTÃO DA FÉ
Abrindo a temporada 2023, a Filarmônica de Mulheres do Espírito Santo (Femes) recebe a maestrina ítalo-brasileira Taís Renzetti para uma apresentação única hoje, 20h, na Igreja São Gonçalo, no centro de Vitória, com entrada gratuita. O repertório conta com Enio Moricone, Respighi, Mozart, Handel e Chiquinha Gonzaga.
A paróquia São Camilo de Lellis, na Mata da Praia, está com inscrições abertas para as turmas da crisma. A missa de envio será no dia 7 de março, às 19h30, na Matriz.
A assembleia de Deus Manancial promove sábado, às 19h, a Conectados Conference, com o pastor Nelson Jr., idealizador do projeto Escolhi Esperar. A igreja fica no Residencial Centro da Serra, na rodovia Serra-Jacaraípe. Entrada franca.
“O trabalho como lei de Deus” é o tema da palestra de hoje, 20h, na Sociedade de Estudos Espíritas Irmão Tomé, em Morada de Camburi.