Login

Imagem ilustrativa da capa de fundo do colunista

Religião

Imagem do colunista

Festa para São Benedito e São Sebastião

14/01/2022 11:47:48 min. de leitura

Uma das festas religiosas mais populares do Espírito Santo, a de São Sebastião e São Benedito, em Nova Almeida, será realizada de domingo até a próxima quinta-feira. O evento foi reconhecido em 2021 como Patrimônio Cultural Imaterial da Serra.

Imagem ilustrativa da imagem Festa para São Benedito e São Sebastião
padre André de Paiva Oliveira conduzirá as celebrações em Nova Almeida. Foto: Divulgação
 

A festa religiosa, que conta com a puxada e a fincada de mastro dos  santos católicos, será conduzida pelo pároco da Igreja de Reis Magos, padre André de Paiva Oliveira. 

A programação religiosa terá abertura domingo, às 19h30. Já na segunda, terça e quarta-feiras, será celebrado o tríduo com o santo terço, às 19h, e a missa, às 19h30. Na quinta-feira, haverá missa festiva às 10h, na Comunidade São Sebastião, e às 17h, na Matriz dos Reis Magos. 

Os festejos têm seu ponto alto na quinta-feira, quando inúmeras bandas de congo saem pelas ruas de Nova Almeida ao lado de uma réplica do navio Palermo, que é carregado por devotos dos santos católicos. 

Moradores de Nova Almeida e do município da Serra, além de turistas, admiradores da cultura popular capixaba, tomam as ruas do bairro para cantar e dançar ao som dos tambores e casacas, no ritmo do congo capixaba.

Na Igreja de São Sebastião, no bairro Alagoano, em Vitória, a festa em honra ao padroeiro começa quinta-feira, às 19h, com tríduo e celebração presidida pelo padre Roberto Camillato, além de animação da Comunidade São José.

Na sexta-feira, dia 21, tríduo com o irmão Gustavo e animação da Comunidade Santuário. Sábado, dia 22,  tríduo e celebração presidida pelo padre Marcos. 

Fechando a programação da festa, domingo, dia 23, às 9h30, haverá celebração. Já às 18h, carreata com a imagem do santo pelas ruas do bairro. Haverá barraca com quitutes.