Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Qual a Bronca?

Qual a Bronca?

Colunista

Redação jornal A Tribuna

Sufoco para renovar identidade

Moradora reclama que não consegue agendar atendimento, no site do governo do Estado, para fazer uma nova carteira de identidade

| 14/11/2021, 10:59 10:59 h | Atualizado em 14/11/2021, 10:59

Imagem ilustrativa da imagem Sufoco para renovar identidade

“Preciso renovar minha carteira de identidade e não consigo fazer o agendamento no site do governo do Estado”, reclama a professora Maria Cecilia Alves de Souza, que reside no bairro Jardim Tropical, na Serra. 

Ela relata que muitas outras pessoas, que também precisam da nova identidade, não conseguem agendar o atendimento. .

 A Polícia Civil informa que o Estado conta, atualmente, com 76 postos de cadastramento para emissão da carteira de identidade. Para solicitar, é necessário que o cidadão leve, pelo menos, a certidão de nascimento ou casamento e uma foto 3x4.

Entretanto, devido à nova cédula, outros documentos podem ser anexados à carteira, como CPF, tipo sanguíneo, fator RH, certificado de reservista, título de eleitor, carteira de motorista, carteira de trabalho, entre outros.

Os postos de identificação fazem a liberação de agendamento para carteira de identidade todos os dias úteis. A liberação acontece sempre às 8h. Em média, 1.000 cédulas de identidade são emitidas por dia.

Informa ainda que o prazo para emissão é informado ao solicitante no momento que ele abre o processo para ser feito o documento. 

A primeira via da carteira é gratuita e a segunda só é emitida sem taxas se a pessoa comprovar, por meio do boletim de ocorrência, que foi roubada ou furtada. 

Outra forma de conseguir a gratuidade é comprovando, com a carteira de trabalho ou o contracheque, que recebe menos que três salários mínimos (R$ 3.300).  Caso não tenha a comprovação, a segunda via sai por R$ 61,98. 

O agendamento pode ser feito no site www.agendamento.es.gov.br — ou via aplicativo (ES na Palma da Mão).

O que diz o leitor

Maria Cecilia disse que ainda não conseguiu fazer o agendamento nem no site nem no aplicativo. “Está difícil demais!”


Avenida Vitória

Bueiros quebrados
Rosiléia Aparecida Gollne, professora

 “A avenida Vitória, entregue no final do ano passado, já está com as  tampas dos bueiros e das caixas-ralo  quebradas”.

 A Central de Serviços de Vitória  anuncia que  irá verificar a qualidade das tampas de bueiro e caixas-ralo usadas, que, com pouco tempo de uso, apresentam problemas.

Imagem ilustrativa da imagem Sufoco para renovar identidade
|  Foto: Rosiléia Aparecida Gollne

Jardim Limoeiro

Consulta adiada
Denilson Magalhães Gomes,  estoquista

“Marquei uma consulta com a clínica geral da unidade de saúde de Chácara Parreiral, para o dia 29 de setembro, às 8h15,  mas a médica não apareceu”. 

A Secretaria de Saúde da Serra disse que a consulta do paciente foi agendada para 4 de novembro. Ressalta que está trabalhando para recompor o quadro médico  com a abertura de processos seletivos.

Cidade Continental

Falta de atendimento
Ivanete Baldan Pereira, dona de casa

“No último dia 8, saí de casa às 5h30 para tentar marcar uma consulta médica na unidade de saúde do setor América e, pela terceira vez, retornei para casa sem conseguir atendimento. Está uma vergonha o atendimento nesta unidade. Peço providências”.

A Secretaria de Saúde da Serra informa que está trabalhando para normalizar o agendamento para consultas médicas na unidade.

Rodovia ES-010
Undemberg Pereira da Silva,  técnico de manutenção

“Às 19 horas do último dia 2 , caí numa cratera às margens da ES-010, em frente à Rota Sinalização, no sentido Manguinhos-Carapina. Tive que acionar o guincho para levar o carro para a oficina”.

 O DER-ES afirma que já acionou a equipe de conservação e manutenção para executar os serviços necessários no local.

Forte São João

Calçada danificada
Marcilene Alves Sait, enfermeira

“A calçada em torno da Curva do Saldanha está toda esburacada, com canteiro quebrado e vazamento de água. Quem mora no beco Rives Borges Barcelos não tem direito de ir e vir como qualquer cidadão”.

 A Central de Serviços de Vitória destaca que fará uma vistoria na calçada citada  a fim de identificar os problemas e programar as devidas manutenções.

Imagem ilustrativa da imagem Sufoco para renovar identidade
|  Foto: Gilberto Mario dos Santos

N. Sra da Conceição

Risco para condutor
Gilberto Mario dos Santos, agente de combate a endemias

“Desde a chuva forte do mês passado que um buraco se abriu na rua Floriano Peixoto, causando transtornos e impedindo a entrada de veículos na garagem”.

A Secretaria de Serviços da Serra informa que uma equipe irá ao local nos próximos dias para fazer avaliação e, se for possível, já realizar o reparo.


OPINÃO DO LEITOR

Aposentados

Estamos vendo que, no Brasil, existem muitos políticos. Na minha opinião, há grande quantidade de vereadores, deputados estaduais, deputados federais e senadores, além de muitos que são subordinados a eles, de acordo com o cargo. Nesse sentido, qual é a despesa que o governo tem com essa quantidade de políticos? Deve ser enorme. 

Enquanto isso, os aposentados só ganham o que foi calculado no dia da aposentadoria e só têm aumento quando o salário mínimo é reajustado.

Quando me aposentei, ganhava um valor. Hoje recebo menos da metade desse valor. Tomara que este ano o reajuste seja igual ao mínimo. Pelo menos nos deixará mais tranquilos.

Angelo Rozalém
Bairro de Fátima — Serra

Retorno

E o dr. Sergio Moro, protagonista da Lava a Jato,  volta  à cena política nacional, constituindo-se numa alternativa de terceira via em 2022, segundo pesquisas, às duas prováveis candidaturas já estabelecidas à Presidência. 

Grande rejeição tanto quanto o atual Presidente, Moro certamente vai reacender as lembranças do eleitorado brasileiro sobre as mazelas do atualmente tão bem escondido ex-presidente Lula e se constituirá numa opção para bolsonaristas insatisfeitos. 

Roberto Pimentel
Praia do Canto — Vitória

Senha

João e Lucas vieram nos visitar. Ficamos muito alegres com os meninos e compramos alguns brinquedinhos para eles. 

“Lucas, gostou do celular?” “Não, vó Anna. Eu quero um de verdade pra jogar.” 

“Você é pequeno. Quando crescer, seus pais comprarão um verdadeiro. Pode jogar no meu.” “Abre pra mim, vó.” “É fácil. É a letra da zebra.” “Ah, já sei! É o Z do vovô Juca!!”

Anna Célia Dias Curtinhas
Bento Ferreira — Vitória

Vida ligeira

Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; acabam-se nossos anos como um conto ligeiro (Sl. 90:9). 

Quantos entes queridos e amigos se passaram e vão passar. Não importa a nossa qualidade de vida, esta vida é mesmo passageira e como um conto ligeiro. Não se compara à eternidade que Deus tem preparado para os que querem.

Valdeci Carvalho Ferreira
Mata da Serra — Serra

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: