Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Qual a Bronca?

Qual a Bronca?

Colunista

Redação A Tribuna

Redução de tempo para treino

| 02/10/2020, 09:36 09:36 h | Atualizado em 02/10/2020, 09:48

“Por que as provas práticas do Detran/ES, para quem quer tirar carteira de motorista, em Jardim Camburi, Vitória, estão sendo aplicadas de segunda a sexta-feira (categoria B), ocupando a parte da manhã toda, e as para deficientes ocupam toda a tarde?”

O questionamento é do instrutor de trânsito Antônio Jacimar Pedroni, que mora no bairro Jardim da Penha, em Vitória.

Segundo ele, os instrutores estão proibidos de trabalhar nesses horários. “Isso vai prejudicar muito os alunos e irá aumentar os índices de reprovações”, prevê.

O Detran/ES informa que, conforme instrução normativa, em nenhuma hipótese será permitido o treinamento na área de exame, no horário de aplicação de provas práticas.

O veículo identificado, em flagrante, pelos examinadores participantes da banca estará suspenso da área de exame por 30 dias.

Segundo o Detran, a suspensão citada pelo leitor se deu devido ao descumprimento dessa norma, já que veículos estavam realizando o treinamento na única ladeira utilizada para o exame no momento da prova da manhã da categoria B, em Vitória.

Esclarece que o bloqueio é referente apenas à marcação de provas e não impede o profissional de trabalhar, já que o veículo e o instrutor não estão impedidos de dar aulas de trânsito.

O impedimento do treino nas áreas de exame é válido apenas nos horários da aplicação de provas práticas e tem o objetivo de não prejudicar os candidatos que estão sendo examinados.

O treinamento da baliza, ladeira e o próprio percurso no local onde é realizada a prova deve ser feito em horários diferentes dos exames. “O aluno não deve ser treinado só para a prova”, acrescenta o Detran.

MATÉRIAS RELACIONADAS